Boletins Panaftosa

Home Banco de Notícias


Fórum ‘Comunicar o Incomunicável’ para apoiar a luta contra as Doenças Não Transmissíveis

Imprimir E-mail
“Comunicar o Incomunicável” foi o título do Fórum realizado no terceiro Dia do Congresso da Rede CARMEN, ocorrido em Brasília entre 7e 9 de maio 2012 e promovido pelo Ministério de Saúde do Brasil e a Organização Pan-americana da Saúde. 

A mudança de doenças transmissíveis para as não-Transmissíveis, como causas prevalentes de mortalidade e morbidade, impõe não somente uma transformação dos cuidados nos sistemas de saúde, mas também um grande esforço relacionado a ações de Gestão de Conhecimento (GCC) para definir estratégias de comunicação e de educação em saúde acompanhando a população do continente americano para adoção de comportamentos mais saudáveis.

 

 

 

Paulo Lyra, do KMC/WDC - Escritório regional da OPAS - moderou o painel do fórum que foi composto por representantes da Agência De Saúde Publica Do Governo Do Canadá,  de rede de Organizações Não-Governamentais e do Ministério da Saúde do Brasil.


O painel contou também com a presença de profissionais de campanhas de publicidade, de rede de TV, e de grandes empresas comerciais de bebidas não alcoólicas que não só trouxe conhecimentos técnicos de comunicação, mas permitiu também uma visão poliédrica do problema.

Saindo de experiências exitosas, como a do Uruguai no controle do tabaco nos lugares públicos e o planejamento interministerial do Brasil para o combate das doenças crônicas, o painel e a plateia discutiram a criação de um padrão regional de comunicação, que influencie favoravelmente o comportamento dos adolescentes, a busca de uma marca universal e a construção de um ambiente colaborativo, identificando a OPAS como coordenadora.

Os desafios são enormes: a definição do público alvo por cada determinante de saúde, a sustentabilidade deste tipo de campanha, a influência negativa da forte publicidade de indústria agroalimentar e de comércio de produtos alimentares pouco saudáveis, a complexidade das mensagens que não sempre podem ser limitados a curtos spots e, contudo precisam de um ambiente comunicativo complicado.

Este ano, a OPAS comemora 110 anos sendo a organização de Saúde Pública mais antiga do mundo. Trabalhando com todos os países do continente americano para melhorar a saúde e a qualidade de vida, a experiência dela lhe confere a capacidade de cumprir com a grande responsabilidade a luta contra as doenças crónicas.
 


 

Última atualização em Seg, 03 de Setembro de 2012 08:35
 

Banco de notícias

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595