Boletins Panaftosa

Home


OPAS/OMS Brasil nas Reuniões Mensais de Acompanhamento da Cooperação Técnica com o Programa de Malaria

Imprimir E-mail

nullDurante os dias 16 de abril e 8 de maio de 2012, a Dra. Ana Carolina Santelli, Coordenadora Geral do Programa Nacional de Controle da Malaria e a Dra. Mayira Sojo Milano, Consultora Subregional  para Malaria da OPAS/OMS no Brasil e Coordenadora Técnica do Projeto AMI RAVREDA,  conduziram as reuniões técnico-administrativas que norteiam a cooperação técnica entre a OPAS/OMS e o Ministério da Saúde no tema da Malaria.

nullAs ferramentas de cooperação que são referentes destas reuniões são os Termos de Cooperação (TC) numero 35, em seu oitavo Termo de Ajuste (TA) e o TC71. Estes projetos, que administram recursos do tesouro, são harmonizados com o Projeto extra-orçamentario AMI RAVREDA, o qual apóia as atividades de malaria no pais com recursos USAID. A maior importância destas ferramentas é sua harmonização e alinhamento com as políticas nacionais para o controle da malaria, as quais se encontram alinhadas igualmente com a Estratégia e Plano de Ação Regional para Malaria das OPSAS/OMS aprovado pelos países das Américas, Brasil entre eles,  em setembro de 2011. Neste momento um outro mecanismo de cooperação que merece cuidados é o Termo de Cooperação com os países de Argentina e Paraguai, em andamento desde o ano 2011, concentrado na tríplice fronteira.

Apoiadas pelas equipes admnistrativas tanto do Ministerio quanto da OPAS/OMS e pelos técnicos de áreas especificas de vetores, medicamentos, sistemas de informação, etc., as doutoras Santelli e Sojo fazem cada mês os ajustes necessários para encaminhar e aprimorar os processos de elaboração de materiais de malaria para apoio dos trabalhadores locais (folders, sistemas de registro e estadísticas com apoio em programas específicos), contratos com pessoas físicas e com pessoas jurídicas e cartas acordo para o desenvolvimento de pesquisa operativa de alto nível a ser desenvolvida ou em desenvolvimento nos estados da Amazônia Legal.

Na reuniao de maio se comentaram também os avanços sobre o processo de preparação do Seminario Laveran e Deane, a ser desenvolvido pelo Instituto FIOCRUZ de Rio de Janeiro, em novembro de 2012. Este seminário apóia a pesquisa em malaria, conectando a academia e a ciência com as necessidades operativas do Programa de Malaria no pais. Também foi comentado o apoio para a participação do pais no Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malaria que acontecerá em Rio de Janeiro em setembro de 2012.

nullComo seguimento á reunião virtual do dia 7 de maio de 2012 (pelo Termo de Cooperação entre países ou TCC Argentina/Brasil/Paraguai, onde malaria é uma das áreas temáticas), onde participaram técnicos dos três países, foram comentadas as necessidades de atualizar a integração do trabalho do Brasil no planejamento deste.

Última atualização em Qua, 30 de Maio de 2012 15:44
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595