Skip to content

OPAS/OMS no Brasil e FIOCRUZ discutem temas de cooperação técnica

Imprimir E-mail

Em reunião realizada dias 17 e 18 de maio de 2012, no Centro de Relações Internacionais em Saúde da FIOCRUZ (CRIS), coordenada por José Roberto Ferreira, Henri Jouval, José Paranaguá e outros assessores da área internacional da Fiocruz, com o Representante da OPAS/OMS no Brasil, Joaquín Molina e os consultores Marcos Mandelli e Roberta Freitas, foi verificada a vasta gama de projetos e linhas de trabalho desenvolvidos conjuntamente entre as duas instituições  que devem ser mantidas, reforçando os laços de aproximação e articulação.

Na avaliação foi destacado o papel do Brasil em sua atuação na área internacional em saúde, com posições estratégicas junto aos países do Hemisfério e desenvolvimento de atividades acompanhando as linhas propostas pela OPAS/OMS, nesse sentido, se reconhece o relevante papel da Fiocruz .

A OPAS/OMS no Brasil e a FIOCRUZ consideram que é preciso estimular a atuação de Brasil na cooperação sul-sul, em especial com triangulação com a Organização, de modo a evidenciar os resultados e potencialidades comuns.

A visita teve continuidade em reunião no Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde da Unasul (ISAGS) e na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp).

 

Representante da OPAS/MS Brasil  visita o ISAGS

O Representante da OPAS/OMS no Brasil, Joaquín Molina em sua visita ao Rio de Janeiro, teve a oportunidade de conhecer as instalações do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS), oportunidade em que se reuniu com o ex-ministro da Saúde do Brasil, Dr. José Gomes Temporão, atual secretário-executivo do Instituto, na companhia de José Roberto Ferreira, Henri Jouval, José Paranaguá e Marcos Mandelli.

Ao tempo em que foi apresentado o escopo de trabalho do ISAGS, discutiu-se a cooperação Sul-Sul e o propósito de uma atuação conjunta entre a OPAS/OMS e o ISAGS, estratégica para o fortalecimento da cooperação técnica ente os países que compõem a UNASUL. 

 

Visita à Escola Nacional de Saúde Pública

No último dia 18, o Representante da OPAS-OMS Brasil estive reunido na Escola Nacional de Saúde Pública Professor Sergio Arouca, no Rio de Janeiro, com o Diretor da Escola, Antonio Ivo de Carvalho, corpo de vice-diretores e assessores, Maria Helena Mendonça,  Margareth Portela, Francisco Braga, Marcelo Rasga e Erica Kastrump. Estiveram também presentes: José Roberto Ferreira, José Paranaguá de Santana, Marcos Mandelli, Roberta Freitas.

Foi realizada uma  explanação sobre a Escola, seguida de detalhamento sobre as áreas de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Desenvolvimento Institucional, Escola de Governo em Saúde e dos programas de cooperação internacional desenvolvidos pela Escola, de forma direta ou triangulados pela Organização.

Na sequência foi aberto um espaço de discussões sobre diversos temas de interesse comum entre as instituições, tais como a possibilidade de integração do Campus Virtual de Saúde Pública da OPAS/OMS (CVSP) à iniciativa das Redes de Escolas de Saúde Pública da Unasul, apresentada pela Diretoria da Escola, como Secretaria Executiva dessa Rede.  Ademais, foi sugerida a realização de colóquios de modo a sistematizar e compartilhar as experiências de cooperação técnica internacional desenvolvidas entre a Escola, a Fiocruz e a OPAS/OMS, envolvendo o Centro de Relações Internacional em Saúde (CRIS) em sua sede no Rio e Brasília.

No final da reunião, Molina ressaltou a cooperação estruturante entre as instituições, declarando que, mais do que parceira, a ENSP é, para a OPAS/OMS, uma referência.

Ao seu término, os presentes participaram de almoço oferecido pela Presidência da Fiocruz, sendo na ocasião recepcionados pelo presidente em exercício da Fiocruz, Pedro Barbosa, que fez referência ao conjunto de unidades da Fundação presentes em diferentes pontos do País e a necessidade de dar seguimento ao entendimento e à parceria que historicamente pautaram as relações  entre a Fiocruz e a OPS/OMS.

Última atualização em Sex, 01 de Junho de 2012 08:11

Banco de notícias

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595