Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Ministério da Saúde lança diretrizes para implantação do Plano de Segurança da Água no Brasil

nullNo dia 08 de maio de 2012 o Ministério da Saúde fez o lançamento da publicação “Plano de Segurança da Água: Garantindo Qualidade e Promovendo Saúde – Um Olhar do SUS”. O documento apresenta procedimentos a serem desenvolvidos em todas as etapas dos sistemas de abastecimento de água, desde a captação até o tratamento e a distribuição aos consumidores.




 

O Plano de Segurança da Água é uma ferramenta metodológica de avaliação e gerenciamento de riscos à saúde. Sua utilização favorecerá o atendimento do padrão de potabilidade estabelecido pela legislação vigente e a redução das chances de incidentes que podem resultar em impactos negativos na qualidade da água para consumo humano. A publicação orientará a elaboração, implantação e desenvolvimento de Planos de Segurança da Água de acordo com a realidade nacional.

A iniciativa também facilitará a implementação dos princípios definidos na Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde, de 12 de dezembro de 2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano. O Brasil foi o primeiro país a incorporar essa abordagem em legislação nacional.

O lançamento da publicação reunião reuniu cerca de 150 representantes de diversas instituições: Ministério da Saúde; Ministério do Meio Ambiente; Ministério das Cidades; Organização Pan-Americana de Saúde; Secretarias Estaduais de Saúde; Fundação Nacional de Saúde; Agência Nacional das Águas; empresas de abastecimento de água e suas associações; agências reguladoras; comitês de bacias hidrográficas; e instituições de ensino.

 

Para saber mais sobre o tema e ter acesso à publicação completa acesse o link PSA

 

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595