Skip to content

Ministério da Saúde lança diretrizes para implantação do Plano de Segurança da Água no Brasil

Imprimir E-mail

nullNo dia 08 de maio de 2012 o Ministério da Saúde fez o lançamento da publicação “Plano de Segurança da Água: Garantindo Qualidade e Promovendo Saúde – Um Olhar do SUS”. O documento apresenta procedimentos a serem desenvolvidos em todas as etapas dos sistemas de abastecimento de água, desde a captação até o tratamento e a distribuição aos consumidores.




 

O Plano de Segurança da Água é uma ferramenta metodológica de avaliação e gerenciamento de riscos à saúde. Sua utilização favorecerá o atendimento do padrão de potabilidade estabelecido pela legislação vigente e a redução das chances de incidentes que podem resultar em impactos negativos na qualidade da água para consumo humano. A publicação orientará a elaboração, implantação e desenvolvimento de Planos de Segurança da Água de acordo com a realidade nacional.

A iniciativa também facilitará a implementação dos princípios definidos na Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde, de 12 de dezembro de 2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano. O Brasil foi o primeiro país a incorporar essa abordagem em legislação nacional.

O lançamento da publicação reunião reuniu cerca de 150 representantes de diversas instituições: Ministério da Saúde; Ministério do Meio Ambiente; Ministério das Cidades; Organização Pan-Americana de Saúde; Secretarias Estaduais de Saúde; Fundação Nacional de Saúde; Agência Nacional das Águas; empresas de abastecimento de água e suas associações; agências reguladoras; comitês de bacias hidrográficas; e instituições de ensino.

 

Para saber mais sobre o tema e ter acesso à publicação completa acesse o link PSA

 

Banco de notícias

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595