Skip to content

A OPAS/OMS no Brasil apóia os países Andinos na luta contra a dengue, no marco da Cooperação Sul-Sul

Imprimir E-mail

Nos dias 17 e 18 de maio de 2012, aconteceu na cidade de Guayaquil, Equador, uma reunião técnica organizada pelo Organismo Andino de Saúde/Convênio Hipolito Unanue(ORAS-CONHU),  com o apoio da OPAS/OMS no Brasil e participação dos países Andino, com o objetivo de se discutir e planificar ações conjuntas para o enfrentamento da dengue na região.

A cerimonia de abertura foi presidida pela Senhora Ministra da Saúde do Equador, Carina Vance Mafla. Estiveram presentes ao evento representando a OPAS Equador, Gustavo Bretas; pela OPAS Costa Rica, Christian Frederickson; e pela OPAS Brasil, Haroldo Bezerra, também em representação do Programa Regional da Dengue.  Participaram representantes dos seguintes países: Bolivia, Chile, Colôbia, Equador e Peru; e dos seguintes países convidados – Brasil e Paraguai, bem como a Secretária da ORAS/CONHU, Caroline Chang Campos.

A metodologia da reunião foi de exposições dialogadas seguintes de debates. Os principais produtos alcançados foram à conformação da (i)Comissão Técnica Andina de Dengue; (ii) elaboração de uma guia de ações conjuntas dos países contra a dengue, no marco da cooperação Sul-Sul, e (iii) a Declaração de Guayaquil dos Ministros de Saúde dos Países Andinos.

A OPAS/OMS considera importante a mobilização dos países para consolidar suas ações de prevenção e controle da dengue, sempre no marco da Estratégia de Gestão Integrada da Dengue que é o modelo lógico de prevenção e controle dessa doença adotada pelos Estados Parte.

Acesse aqui

Lista de participantes

Ata da reunião

Declaração de Guayaquil

Guia de ações conjuntas dos países contra a dengue

EGI-Dengue/OPAS/OMS CSP27.R15; CD43.R4; CD44.R9; CD44.R14

Apresentações: OPAS/OMS; Bolivia; Chile;Colômbia; Equador (1); Equador (2); Paraguai; Peru (1); Peru (2); ORAS-CONHU; e ISAGS/UNASUL  
Última atualização em Qui, 24 de Maio de 2012 16:11

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595