Skip to content

Comemoração à criação da Semana Estadual de Doação de Leite Materno

nullFoi realizado no dia 21 de maio de 2012 na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro a sessão solene em comemoração à criação da Semana Estadual de Doação de Leite Materno. A comemoração é em função de uma lei estadual de autoria da Deputada Estadual Claise Maria Zito que tem como objetivo principal aumentar o número de doadores a partir da sensibilização das mães.

Estiveram presentes no evento a deputada estadual, Claise Zito; o diretor do Instituto Fernandes Figueira, Carlos Maciel; do vice-presidente da Fiocruz, Valcler Fernandes; a consultora da OPAS/OMS no Brasil , Janine Coutinho; e Paulo Vicente Bonilha, do Ministério da Saúde.

A OMS/OPAS reconhece a grande importância da promoção do aleitamento materno e do papel fundamental da Rede de Banco de Leite Humano para a promoção da saúde de mulheres e crianças. É uma ação de grande impacto para diminuir as condições adversas de saúde particularmente para recém-nascidos de baixo peso com forte impacto para o cumprimento dos objetivos do milênio no que diz respeito à redução da mortalidade infantil com ênfase para o componente neonatal.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano com seus mais de 200 bancos é sem dúvida um grande exemplo em todo o mundo. Na sessão solene a OPAS/OMS Brasil ratificou o compromisso desta organização em continuar apoiando a transferência de tecnologia e da difusão dos conhecimentos acumulados por meio de experiências produzidas entre os países-membros.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595