Skip to content

Cooperação técnica da OPAS/OMS no Brasil com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul

Imprimir E-mail

nullNos dias 21 a 23 de maio de 2012 em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, foi realizada a primeira missão de cooperação técnica da OPAS/OMS no Brasil para a elaboração de um novo Termo de Cooperação descentralizado junto com a Secretaria de Saúde do Estado (SES). O termo de cooperação visa a qualificação da gestão das redes de atenção por meio do fortalecimento da gestão do conhecimento nas áreas de atenção básica, saúde materno-infantil, saúde mental, DST/aids, tuberculose e coinfecções, com ênfase na cooperação sul-sul e foco nas questões de fronteira.

Pela OPAS/OMS no Brasil, participaram da missão o Representante, Dr. Joaquimnull Molina, além de técnicos e administradores das Gerencias de Saúde Familiar e Curso de Vida e Sistemas de Saúde, contando com o apoio da Oficial de Projetos do gabinete da representação . Pela SES, participaram o Secretario de Estado da Saúde, Dr. Ciro Carlos Enerim Simoni, junto com o Colegiado de Gerentes e técnicos das áreas envolvidas.

Durante os três dias da missão foram abordados os temas da missão de cooperação técnica da OPAS na Região das Américas e no Brasil, os fundamentos jurídicos e os procedimentos operacionais de elaboração, celebração e execução de termos de cooperação. Nos últimos dois dias da missão, as equipes técnicas das duas instituições iniciaram o processo de elaboração do marco lógico da cooperação técnica entre a OPAS e a SES, identificando como áreas prioritárias de atuação a atenção básica, a saúde materno-infantil, a saúde mental, DST/aids, tuberculose e coinfecções, além de ter a cooperação sul-sul, com foco nas fronteiras, como eixo transversal de todas as áreas de trabalho, e o fortalecimento da gestão do conhecimento como meio de qualificação da gestão das redes de atenção no Estado.null

O termo de cooperação com a SES do Rio Grande do Sul oferece mais uma oportunidade de sinergia com outras ações de cooperação técnica articuladas pela OPAS no Brasil, tais como o termo de cooperação com o Município de Porto Alegre e o Termo de Cooperação entre Países com foco nas fronteiras entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Última atualização em Seg, 04 de Junho de 2012 16:16

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595