Skip to content

Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância

A Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância é produzida pelo Centro de Excelência para o Desenvolvimento na Primeira Infância, destinando-se a formuladores de política, planejadores de serviços, profissionais e país, tendo sido traduzida sob os auspícios do Conass e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em cooperação com a OPAS/OMS no Brasil.

A Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância (disponível em www.conass.org.br ou www.enciclopedia-crianca.com) é de acesso livre e aberto e reúne artigos de renomados pesquisadores internacionais e nacionais sobre temas relacionados ao desenvolvimento psicossocial da criança, da concepção aos cinco anos de idade. As versões originais da Enciclopédia, em inglês e/ou francês, apresentam 48 temas de interesse (376 textos de especialistas) que, paulatinamente, estão sendo disponibilizados em português.

Em abril de 2010, o CONASS lançou, em parceria com o Centro de Excelência para o Desenvolvimento da Primeira Infância- CEDPI/Universidade de Montreal, a sua versão em língua portuguesa. Em maio de 2012, ela já contava com 31 temas disponíveis em português, que somavam mais de 245 textos de especialistas para consulta. Além disso, há 22 mensagens-chave para pais e profissionais em português.

Em setembro de 2011, a ex-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Beatriz Dobashi, e o diretor-presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo Queiroz, assinaram um Acordo de Cooperação com o CEDPI com o objetivo de estimular uma colaboração tripartite a fim de melhorar a qualidade de vida e a saúde das crianças na primeira infância. A partir dessa cooperação tripartite, a versão em português da Enciclopédia será ampliada e passará a contar com uma nova seção intitulada “Perspectivas Brasil”. Nessa seção serão postados artigos científicos de pesquisadores brasileiros relacionados ao temário da Enciclopédia, propiciando uma contextualização sobre o estado da arte das evidências internacionais, além de contribuir para a ampliação e a divulgação da produção científica nacional dentro do Brasil e para o conjunto de países lusófonos.

A versão em português da Enciclopédia foi visitada por 11.656 pessoas de 37 países em 2011, sendo que 83% dos visitantes são do Brasil, 9% de Portugal e 8% de 35 países. Ao todo, 39.758 páginas em português foram lidas em 2011. Somadas as 4 versões – inglês, francês, português e espanhol –, a Enciclopédia teve 785.070 páginas consultadas ao longo de 2011.

Clique no link e acesse a Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595