Skip to content

AMI RAVREDA desenvolve Oficina Regional sobre Avaliação de Necessidades em Controle de Vetores de Malaria

nullFoi desenvolvida na cidade de Guayaquil, em 21-24 de maio, uma Oficina sobre Avaliação de Necessidades em Controle de vetores/Gestão Integrada de Vetores, para fortalecer aos países da iniciativa AMI/RAVREDA nas linhas de trabalho de entomologia e controle de vetores de malária.

Esta Oficina, organizada pelo Research Triangle Institute International (RTI, parceiro do Projeto AMI RAVREDA) em coordenação com OPAS/OMS,  teve como objetivo fortalecer a gestão em controle de vetores dentro dos Programas Nacionais de Controle de Malaria com a socialização deste enfoque e preparar aos países do Projeto na aplicação de ferramentas para avaliar as necessidades especificas em controle de vetores em seus países. Participaram nesta primeira Oficina Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname, junto com convidados de Martinica.

nullA Oficina foi facilitada pelo Dr. Jacob Williams, experto da área de Vetores do RTI e pelo Dr. Abraham Peter Mnzava, Coordenador de Prevenção e Controle de Vetores do Programa Global de Malaria sediado em Genebra. Eles tiveram o apoio da Coordenadora Técnica do Projeto AMI/RAVREDA, Dra. Mayira Sojo-Milano e de expertos entomologistas da Região das Américas, entre eles o Dr. Christian Frederickson (OPAS/OMS-Costa Rica), o Dr. Marco Fidel Suarez, a Dra. Martha Quiñones, o Dr. Jose Pablo Escobar (OPAS/OMS-Colombia) e colegas do CDC de Atlanta, Dra. Norma Padilla e Dra. Audrey Lenhart.

Levando em conta que a Gestão Integrada de Vetores envolve todas as doenças ou danos relacionados com vetores, esta Oficina, tomando a malária como modelo terá suma importância para fortalecer os Programas de Controle de Vetores, ajudar a fazer diagnóstico de necessidades e identificar os avanços em capacidade técnica instalada com critérios de sustentabilidade, ou seja, ajudar aos países na identificação de seus problemas, necessidades e prioridades de uma forma dinâmica em contexto.


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595