Home Página Principal AMI RAVREDA desenvolve Oficina Regional sobre Avaliação de Necessidades em Controle de Vetores de Malaria


AMI RAVREDA desenvolve Oficina Regional sobre Avaliação de Necessidades em Controle de Vetores de Malaria

nullFoi desenvolvida na cidade de Guayaquil, em 21-24 de maio, uma Oficina sobre Avaliação de Necessidades em Controle de vetores/Gestão Integrada de Vetores, para fortalecer aos países da iniciativa AMI/RAVREDA nas linhas de trabalho de entomologia e controle de vetores de malária.

Esta Oficina, organizada pelo Research Triangle Institute International (RTI, parceiro do Projeto AMI RAVREDA) em coordenação com OPAS/OMS,  teve como objetivo fortalecer a gestão em controle de vetores dentro dos Programas Nacionais de Controle de Malaria com a socialização deste enfoque e preparar aos países do Projeto na aplicação de ferramentas para avaliar as necessidades especificas em controle de vetores em seus países. Participaram nesta primeira Oficina Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname, junto com convidados de Martinica.

nullA Oficina foi facilitada pelo Dr. Jacob Williams, experto da área de Vetores do RTI e pelo Dr. Abraham Peter Mnzava, Coordenador de Prevenção e Controle de Vetores do Programa Global de Malaria sediado em Genebra. Eles tiveram o apoio da Coordenadora Técnica do Projeto AMI/RAVREDA, Dra. Mayira Sojo-Milano e de expertos entomologistas da Região das Américas, entre eles o Dr. Christian Frederickson (OPAS/OMS-Costa Rica), o Dr. Marco Fidel Suarez, a Dra. Martha Quiñones, o Dr. Jose Pablo Escobar (OPAS/OMS-Colombia) e colegas do CDC de Atlanta, Dra. Norma Padilla e Dra. Audrey Lenhart.

Levando em conta que a Gestão Integrada de Vetores envolve todas as doenças ou danos relacionados com vetores, esta Oficina, tomando a malária como modelo terá suma importância para fortalecer os Programas de Controle de Vetores, ajudar a fazer diagnóstico de necessidades e identificar os avanços em capacidade técnica instalada com critérios de sustentabilidade, ou seja, ajudar aos países na identificação de seus problemas, necessidades e prioridades de uma forma dinâmica em contexto.

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595