Skip to content

Grupo de Trabalho de Segurança Alimentar e Nutrição no MERCOSUL

Nos dias 28 e 30 de maio de 2012, em Buenos Aires, foram realizadas atividades do Grupo de Trabalho de Nutrição. A reunião do GT SAN teve como objetivo realizar um seminário sobre ganho de peso em mulheres gestantes e também a discussão de uma cooperação técnica entre os países que integram o Mercosul sobre obesidade.

O seminário contou com a presença de representantes dos países, representantes da OPAS/OMS do escritório central, Brasil, Argentina, Centro Latino Americano de Perinonatologia (CLAP) e especialistas na área. Foram apresentados diversos instrumentos de avaliação do ganho de peso em mulheres grávidas e discutidos pontos positivos e negativos. Diante das discussões foi encaminhado a realização de análises e validações do estudo Intergrowth para o instrumento de avaliação do estado  nutricional de mulheres grávidas, bem como a realização de uma proposta de cooperação técnica para cuidado nutricional em meninas adolescentes grávidas.

No dia 30 de junho de 2012 foi realizado uma reunião para a apresentação de proposta de cooperação técnica para ações de prevenção à obesidade. O grupo de países presentes considerou pertinente que a cooperação técnica fosse focada em regulação de publicidade de alimentos para crianças. O grupo presente composto por países e representantes da OPAS/OMS finalizou uma proposta técnica que agora deverá receber contribuições da Comissão de Enfermidades Crônicas do Mercosul.
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595