Skip to content

OPAS/OMS no Brasil acompanha XXI Reunião de Monitoramento do Programa Nacional de Controle da Malária na Região Amazônica

Imprimir E-mail

nullEm Brasília, entre os dias 29 e 31 de maio de 2012, foi realizada a XXI Reunião de Monitoramento do Programa Nacional de Controle da Malária com participação dos técnicos dos estados da Amazônia Legal, onde se registra o 99% dos casos de malária do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhao, Mato Grosso, Pará, Rondonia, Roraima e Tocantins.

nullDurante a reunião houve a  apresentação e debate sobre o Consolidado do Elenco Norteador de Ações para o Combate da Malaria no pais, pela Dra. Ana Carolina Santelli, Coordenadora Geral do Programa Nacional de Controle da Malaria. A Dra. Thayna Holambra, do Acre, apresentou o tema da Experiência neste estado na Supervisão dos Postos de Diagnóstico. A Dra. Eurenice Lima falou sobre a Implantação do Sistema de Informação de Insumos Estratégicos no Estado Amazonas e Izanelda Magalhaes, do Acre, colocou o tema da experiência nesse estado com a Contratação de Agentes e Capacitações para ações de vigilância e controle da malária.

nullDurante o dia 30 de maio se desenvolveu uma Oficina sobre Novas abordagems necessárias pelo Programa nas diferentes esferas de seu desenvolvimento, onde os grupos de trabalho apresentaram suas propostas em plenária. O Dia 31 de maio foi investido nos temas de Licenciamento Ambiental, mostrando a Experiência do Município de Porto Velho no controle da malária durante a instalação das Usinas Hidrelétricas, pela Dra. Rute Bessa. Este tema é de grande importância para o âmbito do Brasil e da Região das Américas, levando em conta a influencia dos projetos de desenvolvimento na epidemiologia de diferentes doenças, estando malaria entre elas.

A OPAS/OMS e o projeto AMI/RAVREDA trabalham junto ao Programa Nacional de Controle da Malária no desenvolvimento integral destes grandes temas, os quais são areas fundamentais como componentes e elementos de um programa de controle de uma doença transmitida por vetores.

Última atualização em Qua, 04 de Julho de 2012 14:37

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595