Home


OPAS/OMS no Brasil e Ministério da Saúde apoiam ações de prevenção e controle da dengue no Rio de Janeiro

Imprimir E-mail

A OPAS/OMS no Brasil em articulação com o Ministério da Saúde e Secretarias de Estado e Municipal do Rio de Janeiro esteve no município do Rio de Janeiro, no período de 26 a 29 de junho de 2012, contribuindo para o aprimoramento e fortalecimento das ações controle da dengue atualmente desenvolvidas nesse município e em preparação para o verão 2012/2013.

Participaram desta missão o consultor da OPAS/OMS, Haroldo Bezerra; e os assessores técnicos da Secretarias de Atenção a Saúde/SAS e Vigilância em Saúde/SVS, Rodrigo Said e Fabio Gaiger; respectivamente, e técnicos das Secretarias de Estado e Municipal de Saúde do Rio.

A assessoria teve como metodologia a realização de reuniões técnicas de trabalho, cujo principal produto foi a elaboração de uma proposta de plano de ação, voltado para os períodos de baixa e alta transmissão de dengue nesse município. Este plano teve como base 5 (cinco) eixos de ação, a saber: controle de vetores, atenção aos pacientes, vigilância epidemiológica, entomológica e laboratorial; comunicação e mobilização (em desenvolvimento); e gestão.

O cronograma de atividades pactuado, a partir deste trabalho inicial, foi à realização de vídeo conferências para a finalização da proposta, podendo estas reuniões acontecerem de forma setorizadas, e espera-se haver concluído este trabalho até o mês de agosto, quando o plano deverá ser apresentados as autoridades das três esferas de gestão do SUS.

Deve-se salientar que a OPAS/OMS tem sido um parceiro ativo e constante nesse processo de fortalecimento das ações de prevenção e controle da dengue empreendidas de forma sistemática e sustentadas pela união, estados e municípios, tendo como modelo lógico e prático a Estratégia de Gestão Integrada da Dengue (EGI – dengue), estratégia essa que se reflete no Programa Nacional de Controle da Dengue e nas Diretrizes Nacionais.

Conheça mais sobre o Programa Nacional de Controle da Dengue, Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue e a EGI dengue (OPAS/OMS).

 

Última atualização em Sex, 06 de Julho de 2012 09:47
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595