Home Banco de Notícias Governo Mexicano visita o Brasil e realiza troca de experiências na Área de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar


Governo Mexicano visita o Brasil e realiza troca de experiências na Área de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar

No período de 11 e 15 de junho, a representação da OPAS no Brasil recebeu uma delegação do governo mexicano, com o propósito de compartilhar experiências na área de aleitamento materno e alimentação complementar. Na ocasião, além de se reunir com representantes do Ministério da Saúde  e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome do Brasil, a delegação mexicana pode ver como o Aleitamento Materno e a Alimentação Complementar para Crianças menores de 2 anos são implementados na rotina dos serviços de saúde.

Dentre as principais atividades de campo realizadas durante a missão, destacaram-se: visitas ao Centro de Saúde de Brazilândia/DF; ao Hospital Regional da Asa Sul no Distrito Federal (Hospital Amigo da Criança); ao Instituto Fernandes Figueira no Rio de Janeiro (Referência Internacional em Bancos de Leite Humano); e ao Polo Base Indígena de Dourados/Mato Grosso do Sul.

No caso específico de Dourados, a delegação mexicana teve a oportunidade de conhecer um serviço de saúde indígena no Brasil, bem como observar na prática como o tema sobre aleitamento materno e alimentação vem sendo trabalhado com as comunidades indígenas locais por intermédio do Programa Conjunto de Segurança Alimentar e Nutricional de Mulheres e Crianças Indígenas.

A equipe de saúde local reproduziu uma oficina culinária para mães indígenas, demonstrando como a teoria sobre a alimentação complementar é passada às mães na prática. Além de ser um momento de troca de experiências sobre a importância da alimentação saudável, as oficinas culinárias propiciam que as mães elaborem receitas nutritivas a partir dos alimentos disponíveis na região e culturalmente referenciadas.

A expectativa é que a missão gere um termo de cooperação entre México e Brasil de forma que os dois países possam aperfeiçoar suas ações nas temáticas de aleitamento materno e alimentação complementar. 
 

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595