Skip to content

OPAS/OMS apoia Curso de Políticas de Controle de Tabaco da ENSP-FIOCRUZ

Imprimir E-mail

null
No período de 2 a 14 de julho de 2012, aconteceu na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz – ENSP/FIOCRUZ, no Rio de Janeiro, o Curso de Inverno de Políticas de Controle de Tabaco. O curso possuiu como público-alvo os gestores governamentais e não governamentais de iniciativas de para implementação de políticas efetivas de controle de tabaco.

A atividade teve como objetivo proporcionar uma imersão nesta área, com abrangência multidisciplinar, abordando os efeitos à saúde, meio ambiente e econômicos do uso de tabaco, passando pelo entendimento dos sistemas de vigilância do tabagismo na população, do monitoramento da indústria fumageira e do cumprimento das leis.

Também compartilhou os conceitos básicos das políticas de controle do tabagismo, incluindo as principais estratégias de abordagem do tema através de medidas administrativas, educativas, legislativas, econômicas, reguladoras e de promoção da saúde, com ênfase na experiência brasileira, incluindo os processos de gerenciamento, comunicação, regulação, tratamento, influência da mídia e experiências de diversificação da cultura do tabaco.

Para tanto, o curso abordou a experiência internacional e nacional da implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS (CQCT), seus principais desafios e os principais atores envolvidos nesse processo, entre eles a Comissão Nacional para a Implementação da CQCT (CONICQ), o Ministério da Saúde (Secretaria de Vigilância em Saúde-SVS), o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), além das lideranças da Sociedade Civil, como a Aliança para o Controle do Tabagismo no Brasil (ACTBR) e as agências das Nações Unidas.

nullA OPAS/OMS no Brasil apoiou a iniciativa da ENSP-FIOCRUZ por meio da participação direta dos consultores Glauco Oliveira e Carmen Audera-Lopez, que durante o curso foram responsáveis pela abordagem dos temas inerentes à OPAS-OMS, particularmente no que diz respeito ao financiamento e às estratégias adotadas pela organização para a execução de ações que visam a implementação das diretrizes das CQCT-OMS no Brasil.

As próximas edições do curso deverão ocorrer a partir do próximo ano e contarão com a participação de professores e estudantes provenientes de países da América Latina, África e outros países de língua portuguesa.

Clique aqui para conhecer a estrutura do curso: Curso de Inverno de Politicas de Controle do Tabagismo

Última atualização em Qua, 25 de Julho de 2012 11:07

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595