Skip to content

Workshop sobre alternativas ao cultivo do tabaco é realizado em Porto Alegre

A OPAS/OMS no Brasil participou em Porto Alegre-RS, nos dias 4 e 5 de julho, do Workshop sobre Pesquisa e Estratégias para Diversificação dos Meios de Vida, evento organizado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário- MDA, em conjunto com a Comissão para a Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco – CONICQ, Aliança de Controle de Tabaco – ACTBr e Universidade Federal do Rio Grande do Su

O evento teve como objetivo principal iniciar a elaboração do Plano de Diversificação na Agricultura Familiar, a partir das contribuições dos representantes dos ministérios integrantes da CONICQ e das organizações governamentais e não-governamentais parceiras do MDA na implementação do Programa de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco.

nullO workshop foi revestido de grande importância para a definição de estratégias nacionais para a implementação dos artigos 17 e 18 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS – CQCT-OMS, que indicam respectivamente a necessária substituição do cultivo de tabaco por outra atividade econômica produtiva e a adoção de medidas de proteção do meio ambiente e da saúde dos cultivadores. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de tabaco e o primeiro país exportador de matéria-prima utilizada na manufatura de produtos de tabaco, dados que ressaltam a dimensão da relevância do evento.

O principal resultado obtido foi a identificação dos temas prioritários em relação à substituição do cultivo de tabaco, que deverão ser objeto de pesquisas e projetos específicos financiados pelo Governo do Brasil.

Participaram do evento representantes de diversas universidades e centros de pesquisa do Brasil, além de membros da sociedade civil ligadas ao meio rural. A OPAS/OMS no Brasil foi representada por Glauco Oliveira, Consultor Nacional para o Controle do Tabaco.


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595