Skip to content

XIX Conferência Internacional de Aids

Com o tema “Virando o jogo juntos” foi realizada em Washington DC a XIX Conferência Internacional de Aids, que aconteceu no período de 21 a 27 de  julho, tendo como objetivo que os avanços científicos alcançados possam ser oportunos instrumentos para lutar contra o fim da epidemia e das novas infecções em um esforço cada vez mais sinérgico  entre a prevenção e o tratamento.

Considerado o evento mais importante na área de HIV/aids, está conferencia reúne lideres mundiais de governo, organismo internacionais, sociedade civil e cientistas e se constitui em um grande espaço de articulação e formulação para a resposta global da aids.

A OPAS e a OMS desenvolvem na Conferência uma relevante agenda na qual destacam temas como uso estratégico dos antirretrovirais, tratamento 2.0, iniciativas para a eliminação de novas infecções, tratamento como prevenção, HIV e hepatites virais, monitoramento e avaliação da transmissão vertical do HIV , controle da resistência aos antirretrovirais, violência de gênero e sua vinculação com o HIV, cuidado e tratamento para pessoas em condições crónicas, transformando a resposta HIV/TB, evidências para a educação sexual e a saúde sexual e reprodutiva e outros.

A delegação da OMS está encabeçada pela sua diretora, Margareth Chan e a OPAS  pela diretora Mirta Roses e pelo coordenador do projeto HIV/aids Massimo Ghidinelli.

O Brasil terá uma destacada participação no evento com a presença de delegados oficiais do Ministério da saúde, membros da sociedade civil, pesquisadores, ativistas e pessoas vivendo com HIV.

Durante as atividades que precedem a  XIX Conferência Internacional de Aids, Dirceu Greco, diretor do  Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Brasil participa em uma reunião satélite organizada pela OPAS, com a participação de vários países da América Latina para apresentar a experiência brasileira no combate à co-infecção HIV/Hepatites.

A iniciativa da OPAS busca contribuir a divulgar a experiência dos países da América Latina e o Caribe na resposta dada à co-infecção e a possibilidade de fortalecer a agenda de cooperação técnica horizontal nesta área.

Ver fotos AQUI!  
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595