Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Realizado o Curso Internacional de Intervenção Integral em Dengue na Colômbia

A Representação da OPAS/OMS no Brasil apoiou a realização do Curso Internacional de intervenção Integral em Dengue, que aconteceu em Bucaramanga, Colômbia, de 9 a 13 de julho de 2012, com o objetivo de difundir os avanços obtidos na prevenção e controle da dengue, bem como fortalecer a implementação da Estratégia de Gestão Integrada da Dengue (EGI-dengue) fomentada pela OPAS/OMS como modelo lógico e prático adotado pelos países das regiões das Américas na prevenção e controle desta enfermidade.

A OPAS/OMS além de apoiar na organização e logística do evento teve profissionais participando como palestrantes do curso – José Luis San Martin, assessor regional de dengue; Romeo Montoya, Consultor Internacional da OPAS/OMS Honduras; e Haroldo Bezerra, Consultor Nacional da OPAS/OMS Brasil, que proferiu a palestra – Levantamento Rápido de Índices Aédicos.

O Curso teve a duração de uma semana, dividido em duas partes, uma teórica e outra teórica-prática especifica de acordo ao perfil e área de conhecimento dos alunos ou de seu interesse. A parte teórica foi realizada por meio de palestras e mesas redondas, seguidas de discussões sobre o tema em pauta. Para realização da parte prática foram conformados 5 (cinco) grupos de trabalho – epidemiologia, entomologia e controle de vetores, atenção ao paciente e participação comunitária.

É importante registrar que este curso faz parte de um esforço de aperfeiçoamento e fortalecimento da EGI-dengue na Região das Américas, a exemplo dos cursos já consolidados desta estratégia realizados em Cuba e no Brasil. A Representação da OPAS/OMS no Brasil, considera importante que se fortaleça e avancem na realização deste tipo de atividade na Região, tendo também como marco a Cooperação Sul-Sul.

 
 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595