Boletins Panaftosa

Home


OPAS/OMS no Brasil discute alternativas ao cultivo do tabaco com o Ministério de Desenvolvimento e CONICQ

Imprimir E-mail

No dia 1º de agosto de 2012, a OPAS/OMS no Brasil se reuniu com o Secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, para reiterar o propósito de apoio técnico da organização à implementação dos artigos 17 e 18 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS – CQCT-OMS.

Durante a reunião, foram abordados os diversos aspectos relacionados à produção de tabaco no Brasil por agricultores familiares, principal objeto de trabalho da Secretaria de Agricultura Familiar, assim como foram identificadas as oportunidades de parceria entre as organizações para apoiar a adoção de alternativas economicamente viáveis à produção de tabaco pelos agricultores.

Ao ratificar a CQCT-OMS os países se comprometeram a elaborar e implementar medidas efetivas que permitam aos fumicultores a substituição gradual da sua atividade econômica por outra que possua similar rentabilidade (artigo 17) e que resguarde a sanidade física e mental de todos os envolvidos no desenvolvimento de dita atividade econômica (artigo 18). Para o Brasil, tais alternativas poderão beneficiar a maioria dos agricultores familiares da região Sul, responsáveis por uma parte significativa da produção de tabaco no país.

A reunião foi organizada pela Comissão para Implementação da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco no Brasil – CONICQ e contou para a participação de Tânia Cavalcante e Felipe Mendes, integrantes da Secretaria Executiva da CONICQ. Também estavam presentes Adriana Gregolin e Cristiane Carvalho, técnicas da Área de Assistência Técnica e Desenvolvimento Rural do MDA. A OPAS/OMS no Brasil foi representada por Carmen Audera-Lopez e Glauco Oliveira, consultores da organização para o tema.

Última atualização em Seg, 06 de Agosto de 2012 15:02
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595