Boletins Panaftosa

Home Banco de Notícias Seminário reunirá organizações da sociedade civil envolvidas na luta contra o tabagismo


Seminário reunirá organizações da sociedade civil envolvidas na luta contra o tabagismo

A Aliança de Controle do Tabagismo – ACT promove, de 13 a 15 de agosto, em Brasília, o V Seminário Alianças Estratégicas para o Controle do Tabagismo, cujo objetivo é o fortalecimento da sociedade civil para apoiar  o desenvolvimento de ações  para controle do tabaco no Brasil. O evento reunirá as principais organizações da sociedade civil envolvidas na luta contra o tabaco, assim como com a implementação das diretrizes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde - CQCT-OMS.

Como tema central da programação do evento está a interferência da indústria do tabaco sobre as iniciativas dos países para diminuir o consumo dos seus produtos, o que afeta a eficiência das medidas adotadas pelos páízes para reduzir a prevalência do tabagismo e as mortes por doenças relacionadas com esta prática. O tema será abordado em vários painéis que terão a participação de especialistas nacionais e internacionais. Também serão abordadas questões como as alternativas econômicas ao plantio do tabaco, políticas de preços e impostos de produtos de tabaco e tabagismo passivo.

O Brasil é signatário da CQCT-OMS, tratado global de saúde pública que traz uma série de medidas comprovadamente eficazes que podem ser adotadas a baixo custo e que previnem a iniciação no tabagismo e estimulam a cessação da prática de fumar. O tratado aborda temas como propaganda, publicidade e patrocínio, advertências, marketing, tabagismo passivo, tratamento de fumantes, comércio ilegal e impostos, entre outros.

A OPAS-Brasil se fará presente no evento em reconhecimento aos esforços e às importantes contribuições das organizações da sociedade civil para apoiar a implementação da CQCT-OMS no Brasil.

 

 

 


 

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595