Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Discussão do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A na RedeNutri

No dia 15 de agosto às 14h30 foi realizada uma sessão virtual (via elluminate) para explicar e discutir a expansão Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A como contribuição para a Ação Brasil Carinhoso. Esta foi uma atividade da RedeNutri  referente à próxima edição do ciclo de discussões.

Em maio deste ano, a presidenta Dilma Rouseff lançou o Brasil Carinhoso – ação que faz parte do Plano Brasil Sem Miséria e tem como objetivo retirar da miséria as famílias com filhos de até 6 anos de idade por meio de uma agenda de direitos à saúde, alimentação, educação e ambiente saudável para os brasileirinhos.

A fim de contribuir com esta iniciativa, o governo federal pretende ampliar a cobertura do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A ainda este ano. Por isso, várias atividades de formação para a expansão do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A já foram realizadas pela Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS), e dentre as diversas, destaca-se a oficina de formação que ocorreu em junho em Brasília e contou com a participação de referências estaduais e municipais de saúde, além de representantes do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

A proposta, apresentada na oficina, é de que o programa tenha uma ampliação para cobrir 100% dos municípios da região norte, e dos municípios prioritários do Plano Brasil Sem Miséria, além de cobrir a totalidade dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

Com isso, o Ministério da Saúde vai expandir, a partir de agosto, a distribuição de doses de vitamina A para crianças entre 6 meses e 59 meses nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em campanhas de vacinação. A ação, feita atualmente em 2.052municípios e que será ampliada em mais 982 municípios, visa prevenir a hipovitaminose A (carência da vitamina).

A expansão para os municípios da região Norte terá seu início oficial no lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação agendada para o dia 18 de agosto deste ano.

 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595