Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS no Brasil e o Ministério da Saúde apoiam o Estado e Município do Rio de Janeiro no Controle da Dengue

No período de 1º a 3 de agosto de 2012, a OPAS/OMS no Brasil e o Ministério da Saúde, por meio de sua Secretaria de Atenção a Saúde/SAS e Secretaria de Vigilância em Saúde/SVS, apoiaram a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro/SES-RJ e Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio/SMSDC-Rio na elaboração de um plano de ações para o enfretamento de epidemias de dengue (plano de contingência).



Os técnicos estiveram reunidos nesses dias na SES-RJ onde se discutiu os avanços e dificuldades  no controle da dengue nesse estado, e em particular no município do Rio de Janeiro. Como avanços destaca-se o fortalecimento da vigilância laboratorial, que permitiu a detecção e mapeamento oportuno da circulação do vírus dengue no estado. Outro ponto favorável foi à ampliação do quadro de agentes, e consequente ampliação do número de visitas domiciliares no município do Rio de Janeiro. Na assistência
aos pacientes o ponto a ser destacado é a estratégia dos polos de hidratação, o que reordenou esse serviço e propiciou um melhor atendimento aos enfermos  . Como dificuldade, observam-se ainda altos índices de pendência nas visitas domiciliares (recusas e casas fechadas); a necessidade de se fortalecido o diagnóstico laboratorial de forma descentralizada, principalmente a sorologia, dentre outros pontos.

O plano foi elaborado, e o documento será apresentado às autoridades das três esferas de gestão, com o objetivo de sejam realizadas as pactuações necessárias, guardando-se as especificidades de ação de cada esfera. O plano conta com os seguintes eixos de atuação: vigilância (epidemiológica e laboratorial); controle de vetores; assistência; mobilização e comunicação e gestão.



 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595