Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Dia Mundial da Assistência Humanitária - uma data para reconhecer a dedicação dos trabalhadores humanitários

O Dia Mundial da Assistência Humanitária, comemorado a cada 19 de agosto, presta uma  homenagem a todos os trabalhadores que dedicam suas vidas para ajudar milhões de pessoas afetadas por desastres naturais ou conflitos armados ao redor do mundo, especialmente os mais vulneráveis. Neste contexto, a OPAS/OMS se junta a esta celebração e reconhece o trabalho dos trabalhadores humanitários em todas as agências das Nações Unidas, organizações não-governamentais (ONGs), instituições nacionais e locais e, em particular, as comunidades que desenvolvem trabalho  voltado para prestação de assistência humanitária na região.

A celebração desta importante data é a razão para  reconhecer a necessidade de respeitar e continuar apoiando o trabalho de todos os trabalhadores humanitários, sob os princípios da humanidade, neutralidade, imparcialidade e independência,  de prestar assistência às comunidades para reconstruir suas vidas depois de uma de desastres e melhorar a sua capacidade de responder a crises futuras.

O tema  da celebração mundial é: "Eu estive aqui"

Este ano, o sistema das Nações Unidas, juntamente com organizações de ajuda humanitária e a cantora Beyoncé, estão promovendo uma  campanha global com o slogan "Eu estive aqui" para incentivar as pessoas em todo o mundo à participar e fazer algo bom para os outros . Para alcançar uma comemoração de impacto a ONU pretende alcançar a meta de atingir um bilhão de pessoas por dia, com uma única mensagem.

Comunidades e organizações em todo o mundo celebram o Dia Mundial da Ajuda Humanitária com diferentes celebrações e eventos públicos, reconhecendo o trabalho daqueles que arriscam suas vidas para ajudar os outros e  para relembrar o ano de 2003, quando  22 pessoas foram mortas em um ataque contra escritórios da ONU em Bagdá.


Para mais informações sobre a celebração desta  data acesse o site.

Clique aqui para assistir o vídeo da cantora Beyonce com a mensagem da campanha.


 

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595