Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Missão da OMS em Brasília dá impulso ao Projeto “RS-10/Vida no Trânsito” com agenda de intensa programação

O programa incluiu reuniões, palestras na OPAS/OMS no Brasil e no Congresso Nacional e o encontro de representantes da OMS com técnicos e autoridades da OPAS/BRA e do Governo Federal Brasileiro entre 27-31 de Agosto de 2012. A visita de Etienne Krug, Diretor do Departamento de Prevenção a Violências, Lesões e Incapacitações da Organização Mundial de Saúde – OMS e o Técnico Melecki Khayesi, ponto focal da OMS para o Projeto RS-10 no Brasil (localmente denominado “Vida no Trânsito”), como parte da rotina de visitas dos coordenadores globais do Projeto, foram aproveitados para uma série de decisões estratégicas e planejamentos.    

 

A visita, que coincidiu com a chegada da nova Coordenadora da Unidade Técnica de Desenvolvimento Sustentável e saúde Ambiental, Zohra Abaakouk e do novo Consultor internacional do projeto o Projeto RS-10 Brazil/Vida no Trânsito, Roberto Colombo, que estiveram presentes nas atividades programadas par a missão. 

No primeiro dia de trabalho, 27 de agosto, em encontro com o Representante da OPAS/OMS no Brasil, Joaquin Molina, com a presença do Gerentes, Coordenadores e técnicos do projeto, Etienne Krug explicou os objetivos desta visita regular de monitoramento, que faz nos demais países que participam do projeto, o contexto e os desafios para a iniciativa no Brasil nos próximos meses, entre estes, conciliar os objetivos e diretrizes da iniciativa global e as particularidades do projeto no Brasil.  

Ainda na manhã do primeiro dia uma reunião mais técnica se deu na OPAS/OMS no Brasil, trazendo o trajetória, contexto, dinâmica e planos para o projeto. Pela tarde uma reunião no Ministério da Saúde,  aberta pelo Secretário de Vigilância em Saúde Jarbas Barbosa, coma presença do Representante e coordenadores e Técnicos da OPAS reuniu a Missão de Genebra com técnicos do Ministério da Saúde que atuam diretamente no projeto e membro da Comissão Nacional do “Vida no Trânsito”, incluindo os Ministérios da Justiça, Cidades e Casa Civil da Presidência da República. Neste encontro, a expansão da metodologia do projeto, os investimentos do governo brasileiro e indicadores de progresso deram o tom do encontro. Também neste momento a questão das particularidades do projeto no Brasil foram tratadas.

  Active Image

O segundo dia da missão teve início com a palestra de Etienne Krug no auditório da Carlyle Guerra de Macedo discutindo o papel do Setor na Prevenção das Violências        Lesões e Incapacitações, seguida de outra palestra de Krug no Congresso Nacional, abrindo a reunião da Frente Parlamentar pelo Trânsito seguro, a pedido do presidente da Frente, o Deputado Federal Hugo Leal, autor da “Lei Seca”. Nesta palestra Etienne Krug destacou aspecto da Década de Ação pela Segurança no Trânsito e as expectativas sobre o Brasil (Leia mais sobre a repercussão da missão no Congresso Brasileiro também nestes weblinks: 1,2, 3,4).

                                          Active Image

O demais dias da semana foram de reuniões técnicas entre os consultores nacional e internacional do projeto com o ponto focal da OMS, Melecki Khayesi traçando estratégias e planos para este segundo semestres de 2012. Estes pontos foram todos levados em um briefing  final em que Khayesi e os consultores  apresentaram ao Gerente da área de Prevenção e Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável (Afonso Tenório), à Coordenadora da Unidade Técnica de Desenvolvimento  Sustentável e saúde Ambiental (Zohra Abaakouk) e Consultora Regional da OPAS para segurança viária, Eugenia Rodrigues, via conferência.

Entre os pontos principais que serão foco do projeto destacam-se os trabalho com marketing social (criação de campanhas); workshops com jornalistas, compra e distribuição e equipamentos, disseminação de publicações e encontros com pontos focais das cidades e parceiros internacionais.     

 
 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595