Skip to content

Bancos de Preços em Saúde

Imprimir E-mail

O Projeto de Bancos de Preços das Américas cria um ambiente de intercâmbio de informações entre países da região e de monitoramento de preços de equipamentos de saúde e de medicamentos. O objetivo é mitigar as assimetrias que levam a negociações de compras, algumas vezes, injustificáveis quando comparadas com preços ofertados em outros países.

Uma articulação entre a ANVISA e o Departamento de Economia da Saúde do Ministério da Saúde, facilitada pela cooperação técnica da OPAS/OMS no Brasil, permitiu de ter o primeiro seminário de banco de Preços das Américas em Brasília, nos dias 4 e 5 de Setembro. Durante ese evento foi possivel calcular e ratificar o ganho obtido para os sistemas de saúde.

O evento contou com mais de 200 participantes entre os quais representantes dos países Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador e Peru. Também participaram como palestrantes convidados internacionais como os Professores Joan Rovira e Jaime Espín da Escola Andaluza de Saúde Pública, na Espanha, Dr. Boniface Dongmo-Nguimfack, funcionário da Organização Mundial da Saúde e responsável pelo “Global Price Report Mechanism” e os assessores Claudia Pescetto e Alexandre Lemgruber, ambos da sede da OPAS em Washington.

Alguns compromissos foram assumidos pelos participantes para o uso efetivo da ferramenta com uma visão ampliada através de ações integradas e articuladas entre os diferentes Bancos de Preços.

Proximamente estarão disponíveis nesse site o programa e todas as apresentações dos palestrantes.

Última atualização em Sex, 05 de Outubro de 2012 15:05

Banco de notícias

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595