Home


Carissa Etienne é eleita nova Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde

Em eleição realizada durante a 28ª Conferência Sanitária Pan-Americana, a Dra. Carissa Etienne foi escolhida para assumir, em 1º de fevereiro de 2013, o cargo de Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para um mandato de cinco anos, substituindo a Dra. Mirta Roses, que ocupa o cargo desde 1º de fevereiro de 2003.

A Dra. Carissa, cidadã da Dominica, é atualmente Vice-Diretora da área de Sistemas e Serviços de Saúde da sede da Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo desempenhado a função de Vice-Diretora da OPAS entre os anos de 2003 e 2008.

Em sua atuação na OMS, Dra. Carissa liderou iniciativas para renovação da Atenção Primária em Saúde no nível mundial visando o fortalecimento dos sistemas de saúde baseados na cobertura universal, desenvolvendo ações com o objetivo de aprimorar políticas e estratégias em saúde. Na OPAS, impulsionou o desenvolvimento de uma estratégia regional de saúde baseada em atenção primária, depositando especial foco em políticas voltadas para a saúde da mulher e da criança.

Graduada em Medicina e Cirurgia pela Universidade das Índias Ocidentais em 1976, tem mestrado em saúde coletiva pela Escola de Higiene e Medicina Tropical, Universidade de Londres, em 1982, com foco em gestão de cuidados de saúde, e um título honorário em saúde pública recebido da mesma instituição em 1996. Na Dominica, foi Diretora da área de Serviços de Atenção Primária em Saúde, coordenadora do Programa Nacional de combate à Aids e Coordenadora Nacional de Desastres.

Clique aqui para acessar o vídeo

 

:: Eventos



Não há nenhum evento programado

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595