Skip to content

Planos de contingência para dengue em Goiás são elaborados

Imprimir E-mail

A OPAS/OMS e o Ministério da Saúde estiveram no estado de Goiás apoiando as Secretarias de Estado da Saúde e do município de Goiânia na elaboração dos planos de contingência para dengue, para o verão 2012/2013. Esta assessoria ocorreu nos dias 18 e 19 de setembro de 2012, na cidade de Goiânia.

Como principal produto desta assessoria observou-se a elaboração da minuta do plano de contingência para o município de Goiânia, documento este que considerou o modelo proposto pelo Ministério da Saúde, o qual tem como uma de suas principais características o estadiamento das ações, isso considerando uma série de indicadores (entomológicos, epidemiológicos, laboratoriais e etc) que possam servi como descritores para aplicação do plano de contingência. O plano elaborado pela SMS-Goiânia contém os seguintes componentes: i) controle de vetores; ii) assistência ao paciente; iii) gestão; iv) vigilância epidemiológica e laboratório; e v) comunicação e mobilização.

A OPAS/OMS reitera seu total apoio as ações desencadeadas pelo SUS para prevenção e controle da dengue, e considera importante que os estados e municípios possam elaborar seus planos de contingência para dengue, que considere as diretrizes nacionais e a EGI- dengue.

Participaram dessa missão pelo Ministério da Saúde o coordenador-geral do Programa Nacional de Controle da Dengue (CGPNCD), Giovanini Coelho; o assessor da SAS, Rodrigo Said; as assessoras da CGPNCD, Roberta Gomes e Juliana Sousa, pela OPAS/OMS esteve presente o consultor nacional, Haroldo Bezerra.
Última atualização em Qua, 10 de Outubro de 2012 08:44

Banco de notícias

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595