Boletins Panaftosa

Home


20 anos do SUS

Imprimir E-mail

Active ImageGestores da Saúde Pública e profissionais da saúde de diversas áreas estarão reunidos para comemorar e debater aspectos relevantes da história dos 20 anos do SUS no Brasil e os avanços no Estado de São Paulo.

Na comemoração dos 20 anos, trazemos à memória o ano de 1988, ano de conquistas, avanços e início do processo constitucional de garantia na saúde; ano que marcou a vida dos brasileiros. A saúde avançou em conceitos e práticas. O direito a saúde começou a ser incorporado pela população e governos. Universalidade, Integralidade e Descentralização entram para o cenário da saúde trazendo mudanças e desafios.

Hoje em 2008, comemoramos as vitórias, fazendo valer a conquista de 1988. Neste período muitos avanços e adaptações às necessidades, instigando novos arranjos de políticas de saúde. No Estado de São Paulo, muitos avanços são comemorados: redução da mortalidade infantil, sucesso do programa de combate à AIDS, ampliação do acesso aos atendimentos básicos e da rede de serviços médico-hospitalares, vacinações, acesso a medicamentos essenciais, 42% de transplantes do Brasil realizados no Estado de São Paulo, entre outros.

Assim, a SES/SP, como parte deste cenário, celebra 20 anos de conquista do SUS, promovendo o SEMINÁRIO INTERNACIONAL 20 ANOS DO SUS, trazendo para o debate os princípios do SUS com seus avanços e seus desafios que ainda se mostram diante das diversidades municipais, estaduais e nacionais.
Acesse o discurso do Dr. Diego Victoria, Representante da OPAS/OMS no Brasil, e as apresentações dos palestras no link abaixo.

link(s):

http://www.opas.org.br/informacao/UploadArq/Discurso_Seminário_20_anos_SUS.doc

Última atualização em Ter, 19 de Janeiro de 2010 07:11
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595