Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Programa Conjunto de Segurança Alimentar e Nutricional participa da 53º Reunião Ordinária do CONDISI de Mato Grosso do Sul

Entre 29 de agosto a 31 de agosto, o Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI) de Mato Grosso do Sul realizou a 53ª Reunião Ordinária. A reunião realizada, em Amambaí/MS, contou com a presença de aproximadamente 30 pessoas, incluindo caciques, chefes de polos do Distrito Sanitário Especial Indígena de MS e líderes das cidades de Aquidauana, Miranda e Dourados.

Fernando Souza, presidente do Condisi em Mato Grosso do Sul, conduziu as discussões da reunião que compreenderam desde reivindicações para a melhoria da atenção à saúde dos indígenas até assuntos relacionados a conflitos agrários.

Um dos destaques da reunião foi a apresentação sobre os avanços do Programa Conjunto de Segurança Alimentar e Nutricional de Mulheres e Crianças Indígenas, em Dourados/MS. Dentre as principais atividades desenvolvidas pelo Programa Conjunto até o momento foram destacadas: o fortalecimento institucional dos serviços de saúde por meio da capacitação de profissionais de saúde em Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, Ações Integradas de Doenças Prevalentes na Infância, Aleitamento Materno e Alimentação Complementar; a participação dos indígenas em projetos de conservação da agrobiodiversidade, cursos de hortas escolares, estruturação de cadeias produtivas e recuperação de áreas degradadas e, por fim, as trocas de experiências e intercâmbios de indígenas e não indígenas no que se refere aos Direitos e Cuidados com crianças de 0 a 6 anos, sendo um importante momento para a disseminação do conteúdo da Convenção nº 169 da OIT.


Essa apresentação foi feita pela consultora local do Programa, Gislaine Sartori, que ainda compartilhou com os conselheiros a agenda de atividades do Programa Conjunto programadas para o mês de setembro. O Programa começou mês promovendo a Oficina de Trabalho de Apoio à criação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional em Dourados (dias 04 e 05 de setembro); e encerrará suas atividades mensais com o II Colóquio Rede de Proteção Crianças Indígenas (dias 25, 26 e 27 de setembro).

A reunião foi encerrada no dia 31 de agosto de 2012, com a presença do secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, e do chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena do Mato Grosso do Sul, Nelson Carmelo Olazar.

O Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) é a parte do Distrito Sanitário de Saúde Indígena, cuja responsabilidade é a de fiscalizar, debater e apresentar políticas para o fortalecimento da saúde em cada região. Esses conselhos, instituídos no âmbito de cada Distrito Sanitário Especial Indígena, são órgãos colegiados de caráter permanente e deliberativo que têm dentre, seu escopo, as seguintes atribuições:

I – participar na elaboração e aprovação do Plano Distrital de Saúde Indígena, bem como acompanhar e avaliar a sua execução;
II - avaliar a execução das ações de atenção integral à saúde indígena; e
III – apreciar e emitir parecer sobre a prestação de contas dos órgãos e instituições executoras das ações e dos serviços de atenção à saúde indígena.
A participação do Programa Conjunto em fóruns como o CONDISI constitui importante estratégia, para que a sociedade possa participar mais ativamente e se apropriar do programa, facilitando o controle social de suas ações e, com isso, criando mecanismo que lhe confira sustentabilidade. 

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595