Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Estudo sobre legislações que regulam os ambientes livres de fumaça de tabaco é lançado

Foi lançada em Recife a publicação “Respira Brasil: As legislações estaduais das cinco regiões do Brasil”, que apresenta um diagnóstico situacional e comparativo da legislação nacional e estadual sobre os ambientes fechados livres de fumo e descreve algumas iniciativas municipais sobre o tema. A publicação é uma iniciativa conjunta da OPAS/OMS Brasil e do Instituto Nacional do Câncer e reflete os resultados encontrados por uma análise quantitativa que buscou evidenciar as barreiras e os desafios a serem superados em nível federal e estadual para criar ambientes fechados totalmente livres de fumaça de tabaco. 

O evento ocorreu no dia 16 de outubro de 2012, durante o "Seminário Sustentabilidade da Política de Controle do Tabagismo Hoje X Enfrentamento das Interferências Indevidas da Indústria do Fumo nas Políticas Públicas", promovido pela Universidade de Pernambuco - UPE. O seminário integrou a programação da 12ª Semana Universitária da Universidade de Pernambuco, evento anual que congrega estudantes, professores e pesquisadores e que faz parte de um conjunto de iniciativas da UPE para diminuir a prevalência do tabagismo entre a comunidade acadêmica por meio da disseminação de informações sobre os efeitos negativos do uso do tabaco à saúde das pessoas. As atividades foram organizadas e conduzidas por Joselma Cordeiro e Maristela Menezes, professoras do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da referida universidade.

A OPAS/OMS no Brasil foi representada por Glauco Oliveira, Consultor Nacional para Controle do Tabaco, que coordenou a mesa de lançamento da publicação. O conteúdo da publicação foi apresentado por Alberto Araújo, Presidente da Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e responsável pela condução do estudo.

Também estavam presentes no evento a Secretária Executiva da Comissão para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco – CONICQ, Tânia Cavalcante, a Coordenadora do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, Valéria Cunha e a representante da Aliança de Controle do Tabagismo, Daniela Guedes, que expuseram a atual situação do controle de tabaco no Brasil sob o ponto de vista das suas instituições.

Clique aqui para obter a publicação

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595