Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Comissão Intergovernamental de Controle de Doenças de Transmissão Vetorial do MERCOSUL discute ações em leishmanioses e dengue

Com a participação da OPAS/OMS no Brasil aconteceu de 22 a 24 de outubro de 2012, em Foz do Iguaçu, Paraná, a reunião da Comissão Intergovernamental de Controle de Doenças de Transmissão Vetorial do MERCOSUL, para discussão das ações dos países nas áreas das leishmanioses e dengue. Nos dois dias de trabalho além de se fazer uma atualização da situação epidemiológica destas duas doenças pelos países, foi trabalho pelo grupo dois planos de ação para o fortalecimento das ações de prevenção e controle das doenças.

Os planos visam, dentre outras ações, fortalecer o intercâmbio de informações, difundir e apoiar a implementação de novas metodologias de trabalho, a exemplo do Levantamento rápido de índice para Aedes aegypti (LIRAa), integrar as ações nas áreas de fronteira, e buscar avançar na implementação, acompanhamento e avaliação das Estratégias de Gestão Integrada (EGI-dengue) na região, o próximo passo será a apresentação dos  planos às autoridades sanitárias dos países para serem avaliados.

A OPAS/OMS no Brasil considera importante o conjunto de ações propostas, e reitera o seu apoio aos países, no sentido de que se avance na melhoria da qualidade de vida das populações atingidas por essas doenças, fortalecendo a implementação da EGI-dengue e a Cooperação Sul-Sul.

Estiveram presentes representantes do Brasil, Argentina e Uruguai. Pela OPAS/OMS no Brasil esteve presente o consultor Haroldo Bezerra.

 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595