Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Brasil e Argentina preparam projeto de cooperação técnica entre países para desenvolvimento de arquitetura e monitoramento econômico de redes de teleconsulta

O Centro de Telessaúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) do Hospital das Clínicas, que pesquisa sobre sustentabilidade e metodologia de monitoramento econômico de sistemas de teleconsultoria para unidades de Atenção Primaria em Saúde, e o Hospital Pediátrico Garrahan de Buenos Aires, que pesquisa sobre atenção de cuidados de alta complexidade de sistemas de teleconsultoria, apresentaram um projeto junto à OPAS/OMS para o início de Cooperação Técnica entre países (TCC) com o objetivo de transferência e fortalecimento de conhecimento nas suas áreas de expertises. Clique na imagem para acessar o vídeo "Custo e benefício da teleconsultoria".

Há oito anos a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolve um sistema de teleconsultoria em Teleassistência para unidades de Atenção Primaria em Saúde em municípios de áreas remotas que vem agilizando o acesso aos pacientes e representando uma economia de recursos quanto menores deslocamentos.

O estado de Minas Gerais, sendo a quarta maior em extensão territorial das 27 Unidades Federativas do Brasil, com 586.528 km2, exigiu grande esforço de mobilização e formação de recursos humanos para alcançar o objetivo da implementação desse sistema economicamente sustentável . Esse sistema possui uma cobertura de 658 de 853 municípios e 817 pontos de telessaúde, o que representa 77% de cobertura dos municípios do Estado de Minas Gerais com apoio direto a cerca de 3.000 profissionais de saúde e benefício para uma população aproximada de 7 milhões de habitantes. Clique no link para acessar a Fonte: Centro de Telessaúde, Hospital das Clínicas – UFMG. .

O Hospital Pediátrico Garrahan de Buenos Aires, Argentina, por ter o perfil de alta especialização e destino de referência em nível nacional, demonstra interesse em aprender a capacidade desenvolvida pelo Brasil, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),  quanto a  metodologia de monitoramento econômico de sistemas de teleconsultoria.

As Representações da Organização Pan Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde do Brasil e Argentina são apoiadas tecnicamente na elaboração da proposta de Termo de Cooperação Internacional (TCC) transferência e fortalecimento de conhecimento nas suas áreas de expertises sob a coordenação da Unidade de Gestão de Conhecimento e Comunicação do Escritório Brasileiro.

Se for aprovado, este TCC será o primeiro em telessaúde desenvolvido na Região das Américas.
 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595