Home Página Principal OMS discute a falsificação de medicamentos


OMS discute a falsificação de medicamentos

A OMS convocou em Buenos Aires a 1ª reunião do mecanismo de Estados Membros sobre produtos médicos que não atendem aos padrões de qualidade, rotulados de forma fraudulenta, falsificados ou de imitação.

Conforme a Resolução da Assembléia Mundial WHA 65.19, a Diretora Geral da OMS, Dra M. Chan, e membros do Secretariado da OMS e OPAS coordenaram durante 3 dias as negociações com delegados de mais de 80 países, para estabelecer as funções e atribuições de um novo Mecanismo Intergovernamental para lutar contra produtos médicos falsificados ou de qualidade substandar com o objetivo de proteger a saúde pública e facilitar o acesso a produtos legítimos, seguros, eficazes e de qualidade.

Além de se acordar a respeito da estrutura de governança desse novo dispositivo, delegados debateram sobre  financiamento e propuseram grandes linhas de ações de um plano de trabalho trienal que será apresentado ao próximo Conselho Executivo da OMS. Destaca-se o protagonismo da Delegação do Brasil na busca de consenso e fortalecimento dos marcos regulatórios.
 

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595