Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Seminário Internacional sobre "Centro de parto normal: debate e segurança do local do parto"

A OPAS/OMS no Brasil e o Ministério da Saúde realizaram, no dia 19 de novembro, um seminário internacional que teve como objetivo estimular o debate sobre a estratégia e incentivo à implantação, qualificação, monitoramento e avaliação da assistência ao parto normal nos Centros de Parto Normal na Rede Cegonha. Da mesma forma, o evento foi uma oportunidade para trocar experiências entre representantes brasileiros envolvidos com o tema e convidados internacionais sobre ações exitosas na implementação de boas práticas para promoção do parto normal.

O Ministério da Saúde acredita que a política de incentivar o parto em Centros de Parto Normal (CPN) nas escolhas das mulheres é uma opção segura e oferece benefícios a curto e a longo prazo para as mães, as crianças, as famílias e as comunidades. Esta política pode ser ainda mais exitosa se o parto e o trabalho de parto forem inseridos num contexto social e familiar, com acompanhamento da enfermeira obstetra, ou da obstetriz. Este modelo de atenção ao parto está disponível para todas as mulheres cuja gravidez e parto são considerados ‘baixo risco’, ou seja, dentro de parâmetros baseados em evidências de "normalidade".

Durante o evento, com a participação da professora Jane Sandall, da Inglaterra, que apresentou os resultados da pesquisa Birthplace, houve debates sobre os riscos e segurança do local de nascimento. Participam também do evento representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO); Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); Associação Brasileira e Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras (ABENFO); Conselho Federal de Medicina (CFM); Associação Brasileira de Medicina (AMB); Conselho Federal de Enfermagem (COFEN); Rede pela Humanização do Parto e Nascimento (Rehuna); Hospitais Universitários.

A lista de convidados foi composta por gestores de serviços em processo de implantação de CPN na Rede Cegonha, especialistas nacionais e internacionais, representantes de organizações não governamentais com trabalhos reconhecidos no campo das boas práticas na assistência ao parto.

 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595