Skip to content

Seminário Internacional sobre "Centro de parto normal: debate e segurança do local do parto"

A OPAS/OMS no Brasil e o Ministério da Saúde realizaram, no dia 19 de novembro, um seminário internacional que teve como objetivo estimular o debate sobre a estratégia e incentivo à implantação, qualificação, monitoramento e avaliação da assistência ao parto normal nos Centros de Parto Normal na Rede Cegonha. Da mesma forma, o evento foi uma oportunidade para trocar experiências entre representantes brasileiros envolvidos com o tema e convidados internacionais sobre ações exitosas na implementação de boas práticas para promoção do parto normal.

O Ministério da Saúde acredita que a política de incentivar o parto em Centros de Parto Normal (CPN) nas escolhas das mulheres é uma opção segura e oferece benefícios a curto e a longo prazo para as mães, as crianças, as famílias e as comunidades. Esta política pode ser ainda mais exitosa se o parto e o trabalho de parto forem inseridos num contexto social e familiar, com acompanhamento da enfermeira obstetra, ou da obstetriz. Este modelo de atenção ao parto está disponível para todas as mulheres cuja gravidez e parto são considerados ‘baixo risco’, ou seja, dentro de parâmetros baseados em evidências de "normalidade".

Durante o evento, com a participação da professora Jane Sandall, da Inglaterra, que apresentou os resultados da pesquisa Birthplace, houve debates sobre os riscos e segurança do local de nascimento. Participam também do evento representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO); Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); Associação Brasileira e Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras (ABENFO); Conselho Federal de Medicina (CFM); Associação Brasileira de Medicina (AMB); Conselho Federal de Enfermagem (COFEN); Rede pela Humanização do Parto e Nascimento (Rehuna); Hospitais Universitários.

A lista de convidados foi composta por gestores de serviços em processo de implantação de CPN na Rede Cegonha, especialistas nacionais e internacionais, representantes de organizações não governamentais com trabalhos reconhecidos no campo das boas práticas na assistência ao parto.

 


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595