Skip to content

7ª Cúpula dos Dirigentes de Agências Reguladoras de Medicamentos

Representantes de 25 Agencias de Regulação de Medicamentos do mundo, da OMS, OPAS, Banco Mundial participaram na 7a Cúpula dos Dirigentes de Agências Reguladoras de Medicamentos (7th Summit of Heads of Medicines Regulatory Agencies), organizado pela ANVISA, em Manaus, nos dias 26 a 29 de novembro.  Esta é a primeira vez que o Brasil é sede do encontro, que este ano tem como tema o desafio de qualificar os mecanismos de cooperação entre países e promover a troca de informações para fortalecer ações de saúde pública.

Além das Agências internacionalmente reconhecidas (FDA, China, Japão, EMA/UE. França, UK, Canada, Austrália entre outras), participaram representantes de cinco Agências de Regulação de Medicamentos certificados pela OPAS (Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, México)

A Cúpula é um espaço para debater de temas prioritários na regulação de produtos da saúde, sendo os equipamentos médicos um desafio maior para os gestores. Assim, a complexidade, a especificidade, os custos altos e a duração de vida curta daqueles produtos são dificuldades novas que as autoridades devem enfrentar, sendo que a qualidade e a segurança dos produtos nos sistemas de saúde não pode ser comprometida, além de garantir a sustentabilidade dos mesmos.

A Cúpula busca criar condições favoráveis para fortalecer a cooperação internacional entre as Agências, não só de países desenvolvidos, mas também de países com recursos limitados, além de estabelecer vínculos através de ações concretas e de plataformas para troca de informações de maior relevância, evitando assim duplicações de esforços e promovendo sinergia de ações.

Destacou-se o forte protagonismo exercido pela Agência de Vigilância Nacional -  ANVISA que submeteu, para análise crítica dos Representantes das Agências presentes, iniciativas importantes, que serão revisadas e aprimoradas ao início do próximo ano.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595