Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Propósito
Ação: promover o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das relações entre os diversos setores relacionados à área e a promoção de ações visando o gerenciamento e o controle de riscos ambientais e tecnológicos que afetam a saúde, tendo como objetivo a melhoria da qualidade de vida das populações.

A Unidade Técnica visa a promover o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das relações entre os diversos setores relacionados à área e a promoção de ações visando o gerenciamento e o controle de riscos ambientais e tecnológicos que afetam a saúde, tendo como objetivo a melhoria da qualidade de vida das populações.

Linhas de ação

Promoção de políticas estratégicas de natureza intra e intersetorial objetivando a abordagem integral da saúde, ambiente e desenvolvimento nos setores sociais e econômicos.

Definição de metodologias e indicadores visando a otimização de sistemas de informação relacionados a riscos ambientais que afetam a saúde, ecossistemas e desenvolvimento sustentável.

Fomento à aplicação de tecnologias mais limpas para o controle do risco ambiental. Promoção do desenvolvimento técnico-científico e da capacidade de recursos humanos, buscando estimular a modernização e a melhoria do desempenho das instituições responsáveis pelos serviços de saúde ambiental.

Fomento da atuação das instituições responsáveis pelo controle dos efeitos nocivos provocados pelo desenvolvimento, tais como os problemas da saúde do trabalhador, da contaminação dos compartimentos ambientais.

Fortalecimento da coordenação e da capacidade das instituições para o manejo integral de desastres naturais e tecnológicos.

Estratégias

Fortalecer a capacidade do Ministério da Saúde para desempenhar as funções de liderança e as funções assessoras no manejo das questões de saúde ambiental nos planos e projetos de desenvolvimento.

Desenvolver parcerias com instituições públicas e privadas, universidades, associações e ONGs que atuam na área, a fim de conseguir efeito multiplicador e a capilaridade das ações.

Desenvolver mecanismos e instrumentos que permitam obter, analisar e utilizar dados e indicadores relativos à saúde ambiental.

Difundir tecnologias adequadas de baixo custo.

Fomentar a aplicação de estratégias nacionais de mobilização comunitária e de coordenação intersetorial na área ambiental.

Contribuir para a formação e especialização de recursos humanos.

Participar dos estudos setoriais, da reforma e modernização do setor e de suas instituições e na formulação de projetos prioritários, assim como na mobilização de recursos.


Resultados

Desenvolvimento de Recursos Humanos em saúde e ambiente,
Planos operativos formulados,
Desenvolvimento de metodologias e projetos piloto,
Preparação de manuais operativos,
Elaboração de normas e regulamentos.

Clique para ver a Rede de Relacionamento

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595