Skip to content

EVIPNet Brasil discute sobre a Mortalidade Materna e Perinatal, Micronutrientes e Crack no Brasil

O Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde – Decit/MS, representando a Secretaria Executiva da Rede Evipnet Brasil, realizou entre 10 e 13 de dezembro, em Brasília, com o apoio da OPAS/OMS, um Oficina de Elaboração de Sínteses de Evidências. 

O evento reuniu 35 participantes entre gestores e pesquisadores de saúde materno-infantil e saúde mental, com o objetivo de promover a integração e contextualização de evidências da pesquisa no processo de formulação de políticas de saúde e de tomada de decisão.
Os presentes discutiram os temas selecionados como prioritários para o Sistema Único de Saúde do Brasil visando atualizar a Síntese de Evidências para Política de Saúde (Policy Brief) de Mortalidade Perinatal e produzir três novas sínteses que são: Morbidade Materna Grave (near miss), Crack e Nutrição e Micronutrientes.
As discussões seguiram em torno dos seguintes temas:
•    Descrição dos fundamentos da produção, avaliação e disseminação de síntese de evidências;
•    Avaliação da qualidade de Sínteses de Evidências para Políticas (policy briefs);
•    Aplicação da metodologia EVIPNet e ferramentas SUPPORT para a produção de sínteses de evidências para os temas prioritários; e
•    Simulação da organização, condução e avaliação dos Diálogos Deliberativos / Políticos.
A rede EVIPNet se desenvolve no âmbito de países em desenvolvimento. Incentiva parcerias visando o desenvolvimento e implementação de politicas públicas que sejam elaboradas com base nas melhores evidências científicas disponíveis. Neste sentido, visa melhorar a qualidade do trabalho em saúde com politicas mais eficazes e seguras para a população, assim como a melhor aplicação de recursos, dentre outras vantagens do uso de evidências.
A implementação da EVIPNet nos países conta com a colaboração dos Escritórios Regionais da OMS. Integrada à cooperação com a rede EVIPNet, a Unidade de Tecnologia, Medicamentos e Pesquisa é o ponto focal para a EVIPNet  na OPAS/OMS no Brasil apoiando atividades de promoção, capacitação e divulgação no âmbito da rede.
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595