Boletins Panaftosa

Home Banco de Notícias


Novas diretrizes da OMS para prevenção e tratamento do HIV

Imprimir E-mail

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou no mês de dezembro as novas diretrizes para "Prevenção e Tratamento do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis em profissionais do sexo em países de baixa e média renda: recomendações para uma abordagem de saúde pública". Destaca-se a importância deste documento, sendo  as primeiras diretrizes da OMS sobre o tema e sendo desenvolvidas com base em revisões sistemáticas e em consultas com as redes comunitárias e em parceria com UNAIDS e UNFPA.

O documento responde à necessidade urgente de apoiar a prevenção das DST e aids e proporcionar acesso equitativo à prevenção, cuidados e serviços de tratamento para esta população vulnerável. Ao mesmo tempo, é fundamental que os serviços sejam aceitáveis e satisfaçam plenamente as necessidades das/os trabalhadoras/es do sexo, baseados numa abordagem de direitos humanos e livres de descriminação. O documento está disponível na pagina da OMS: http://www.who.int/hiv/pub/guidelines/sex_worker/en/ 

No mês de novembro de 2012, a OMS também publicou o documento conceitual da nova estratégia de vigilância e monitoramento da fármaco-resistência do HIV aos medicamentos antirretrovirais. O documento apresenta os lineamentos gerais dos Indicadores de Alerta Precoce para a prevenção da resistência do HIV nas pessoas em tratamento e os protocolos genéricos para a vigilância da resistência transmitida em pessoas com infecção recente, da resistência em pessoas que iniciam tratamento antirretroviral, da resistência adquirida em pessoas em tratamento e da resistência inicial em pacientes pediátricos com menos de 18 meses de idade. O documento está disponível na pagina da OMS. 

Última atualização em Ter, 18 de Dezembro de 2012 07:58
 

Banco de notícias

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595