Skip to content

Publicada a Diretriz Metodológica para Elaboração de Estudos de Avaliação de Tecnologias em Saúde para Equipamentos Médico Assistenciais

Foi publicado, no site da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde – REBRATS, a nova Diretriz Metodológica para Elaboração de Estudos de Avaliação de Tecnologias em Saúde para Equipamentos Médico Assistenciais.  A publicação é o resultado da iniciativa do Departamento de Ciência e Tecnologia - DECIT que contou com o esforço de diversas áreas técnicas do Ministério da Saúde, ANVISA e OPAS na estruturação do projeto.

Para execução do projeto ficou a cargo do Instituto de Engenharia Biomédica – IEB/UFSC, Centro Colaborador da OPAS/OMS com expertise em Engenharia Clínica e contou com a revisão do especialista Saide Jorge Calil. Iniciado em 2010, contou com a colaboração de muitos profissionais que atuam com Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Brasil, além de profissionais da área de Engenharia Biomédica com ênfase em Engenharia Clínica, através de participações em congressos e seminários desse segmento. Os Hospitais de Excelência de São Paulo inseridos no programa PROADI-SUS (Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio Libanês e Hospital Alemão Oswaldo Cruz) contribuíram na elaboração do estudo de caso da diretriz.

Essa obra visa atingir tanto a dimensão da assistência, como a dimensão da gestão e traz como principais diferenciais; análises que são peculiares a essa família de tecnologias, como questões de ordem logística, operacional, infraestrutura e recursos humanos.

Essa publicação pode ser acessada no endereço: http://200.214.130.94/rebrats/diretriz.php

Posteriormente serão disponibilizadas as versões em inglês e espanhol.


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595