Skip to content

Atividades colaborativas HIV/TB

Imprimir E-mail

A OPAS acaba de lançar o documento Situación de la implementación de las actividades de colaboración TB-VIH en las Américas, Resultados de una encuesta en los países de la Región 2012. Se trata de uma publicação em espanhol que divulga os resultados de um inquérito sobre a coinfecção TB/HIV nos países da região, inclusive o Brasil. Os dados coletados são analisados em nível regional e do país, o que permitirá a OPAS continuar apoiando os países na implementação das atividades colaborativas de TB / HIV.

Entre elas, o fortalecimento de instâncias de coordenação para facilitar o planejamento conjunto de atividades, realização de capacitações e treinamentos e novas coletas de dados. A OPAS trabalhará com os países para melhorar o monitoramento da situação epidemiológica da TB / HIV, assim como a expansão de atividades colaborativas e intervenções recomendadas nos guias técnicos da  OPAS / OMS desenvolvidos com base na mais recentes evidências científicas disponíveis.

Exemplos dessas intervenções incluem algoritmos clínicos para diagnóstico de tuberculose em pessoas com HIV, o uso de isoniazida como terapia preventiva, controle de infecção para reduzir o número de profissionais de saúde com tuberculose ativa e a definição de modelos de atenção integrais para assegurar que as pessoas com tuberculose tenham acesso oportuno ao diagnóstico do HIV, o tratamento antirretroviral e à  profilaxia com CTX. A publicação também destaca a importância de fomentar a participação de setores da sociedade civil na formulação e implementação de políticas e programas assim como no monitoramento e avaliação das atividades colaborativas de TB /HIV em todos os níveis.

Clique AQUI para acessar o documento na íntegra!


 

Última atualização em Sex, 25 de Janeiro de 2013 08:41

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595