Home


Acesso universal à saúde como principal meta da nova Diretora

Imprimir E-mail

Dra. Carissa Etienne tomou posse como décima Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Realizada na sede da Organização, em Washington, D.C., em 31 de janeiro de 2013, a cerimônia de posse teve transmissão simultânea para todos os países da Região e, na Representação do Brasil, foi acompanhada por toda a equipe e também por autoridades nacionais. Clique aqui para ouvir os melhores momentos do discurso da Diretora

O perfil e o compromisso profissional da Dra. Etienne foram apresentados pela Dra. Margateh Chan, Diretora da Organização Mundial da Saúde, por vídeo.

Em seu discurso inaugural, Dra. Etienne realçou seu compromisso com o acesso universal à saúde através dos seguintes pilares: acesso do indivíduo à prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento, apoio às políticas nacionais, acesso à tecnologia e medicamentos e fortalecimento dos sistemas de saúde baseados na atenção primária.

A cooperação técnica será preferencialmente para os países mais necessitados e será renovado o compromisso de colaboração com o governo e povo haitiano para a reconstrução da capacidade sanitária do país.

A nova diretora também realçou a importância do alinhamento entre OPAS e OMS. A OPAS aproveitará ao máximo as tecnologias de Comunicação e Informação para a saúde.

Dra. Etienne concluiu enfatizando o apoio ao aprimoramento da capacidade técnica dos funcionários das OPAS e dos países.

A mesa de abertura contou com a participação:

• Mirta Roses Periago - Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde até o dia 31 de janeiro de 2013;
• Roosevelt Skerrit - Primero Ministro da Dominica;
• Kathleen Sebelius -Secretária de Saúde e de Serviços Humanos dos Estados Unidos de América;
• Albert Ramdin - Secretário Geral Assistente da Organização dos Estados Americanos (OEA);
• Margaret Chan - Diretora Geral da Organização Mundial da Saúde (por vídeo);
• Ann Peters - Ministra da Saúde de Granada e Presidenta da 28ª Conferência Sanitária Pan-Americana.

 

Última atualização em Qua, 13 de Fevereiro de 2013 11:51
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595