Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS coordena discussão das Autoridades Reguladoras das Américas em Washington

A Organização Pan-Americana da Saúde coordenou a Reunião das Autoridades Reguladoras Nacionais de Referência Regional das Américas (ARNr), em Washington(EUA). O encontro terminou no dia 07 de fevereiro e contou com a presença das autoridades reguladoras do Brasil (ANVISA), Argentina (ANMAT), Colômbia (INVIMA), Cuba (CECMED), México (COFEPRIS), Estados Unidos (FDA), e Canadá (Health Canada). 

O principal objetivo do encontro foi fortalecer as autoridades reguladoras na região das Américas por meio do processo de aproximação e reconhecimento mútuo de suas ações e da troca de experiências e informações que possam aumentar a segurança da população.

Os dirigentes discutiram sobre a Certificação em Boas Práticas de Fabricação, a criação de Comitês Técnicos Regulatórios, a cooperação entre as diversas autoridades da região e o papel das ARNr no apoio à tomada de decisões pelas demais autoridades da região. Além disso, também foram abordados os processos de compras de medicamentos e produtos biológicos pela OPAS, o processo de pré-qualificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a estruturação das futuras atividades do grupo.

Esse encontro é o resultado de uma iniciativa de 2006, quando Autoridades Reguladoras Nacionais de alguns países propuseram, como parte do fortalecimento dos Organismos Reguladores desenvolver um sistema de avaliação e qualificação das ARNs, coordenado pela OPAS. A ideia era facilitar e gerar ótimas condições para o estabelecimento de mecanismos de cooperação com outras autoridades reguladoras da Região e permitir avançar até o possível reconhecimento interinstitucional, com a consequente otimização de recursos humanos e financeiros.
 

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595