Skip to content

Carissa F. Etienne visita Panaftosa, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional do Câncer e Serviços de Saúde do Munícipio do Rio de Janeiro

Imprimir E-mail

A visita no Brasil de Carissa F. Etienne, Diretora da OPAS, se concluiu na cidade do Rio de Janeiro nos dias 27 e 28 de fevereiro 2013. A cidade do Rio de Janeiro também deu boas-vindas à Carissa F. Etienne, após o Ministro da Saúde Alexandre Padilha no dia 25 e o pronunciamento do Deputado João Ananias na Assembleia do Congresso no dia 27.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está localizada na periferia norte da cidade e conta com um enorme complexo de serviços especializados. Dentre as numerosas atividades, destaca-se a produção de medicamentos, kits de diagnósticos e imunobiológicos.  Carissa F. Etienne, junto com o Representante da OPAS/OMS no Brasil, Joaquín Molina, visitaram todo o processo de produção de vacinas. Paulo Gadelha, Presidente da Fiocruz, e sua equipe, apresentaram as atividades que desenvolvem e destacaram a importância da cooperação com a OPAS/OMS, sobre tudo os esforços na cooperação Sul-Sul, umas das prioridades do Governo brasileiro. Durante conversas e entrevistas, Carissa F. Etienne declarou-se interessada e disponível em considerar inovações e tecnologias de saúde da Fundação e do Brasil, para disponibilizá-las aos países da Região das Américas e em parceria com a OMS, em nível global.

Ottorino Cosivi, Diretor da Panaftosa, deu boas-vindas a Diretora em nome do Escritório e sua equipe. Ottorino apresentou os resultados alcançados da Panaftosa na saúde veterinária, desde a sua incorporação à estrutura regional da OPAS/OMS e realçou a importância da cooperação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que possibilita novas oportunidades.


O Instituto Nacional do Câncer (INCA) é um antigo e sólido parceiro da OPAS/OMS. Entre os diversos temas de cooperação podem ser destacados, a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, a luta contra o uso de tabaco (os três já deram evidentes resultados), e a constituição da Biblioteca Virtual em Saúde Prevenção e Controle do Câncer (BVS Câncer), por meio da cooperação com a BIREME. Os funcionários da INCA demonstraram satisfação nesta cooperação e assumiram o compromisso de reforçá-la ainda mais.

Rocinha é um bairro da periferia Sul do Rio de Janeiro com grandes necessidades de respostas sociais e de suporte na saúde mental, por causa do uso de drogas e álcool entre adolescentes e adultos. Há muitos anos, a comunidade se organizou e, com apoio da Secretaria de Saúde Municipal do Rio de Janeiro, os serviços de saúde foram integrados progressivamente. Em visita às instalações, Carissa F. Etienne ouviu dos profissionais de saúde a história do  processo progressivo de integração destes serviços.

A Diretora visitou também outros serviços do Município do Rio de Janeiro, incluído uma central de armazenamento e distribuição de medicamentos de alto custo como antivirais, imunossupressores, anti-inflamatórios (drogas oncológicas não são incluídas) e o Rio Imagem, imenso centro radiológico, que trabalha sete dias por semana com grande número de recursos humanos especializados, executando ressonância magnética nuclear, tomografia computadorizada, ecografias, mamografias e outros exames de raios X para pacientes não hospitalizados.

 

Links:

Última atualização em Ter, 12 de Março de 2013 16:24

Banco de notícias

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595