Skip to content

Chamada da OMS para tecnologias inovadoras em saúde para situação de recursos limitados

A Organização Mundial de Saúde (OMS) com objetivo de identificar tecnologias inovadoras que atendem aos interesses globais de saúde e que são susceptíveis de ser adequado e acessível para ambientes com recursos limitados disponibiliza a “Chamada para Soluções de Tecnologias Inovadoras em Saúde para situação de recursos limitados”, até o dia 31/03/2013, no endereço http://www.who.int/medical_devices/en/ . Essa chamada é dirigida à fabricantes, instituições, universidades, indivíduos e organizações sem fins lucrativos que projeto, fornecedores qualquer tipo de tecnologias inovadoras em saúde. As tecnologias selecionadas serão apresentadas no “Compêndio de tecnologias inovadoras em saúde: dispositivos médicos, soluções e-Health - 2013”.

Os dispositivos médicos são essenciais para a segurança e eficácia da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças e agravos. O cumprimento das metas relacionadas com a saúde de desenvolvimento, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, depende da adequada fabricação, regulação, planejamento, avaliação, aquisição, gestão e utilização de dispositivos médicos que devem ser de boa qualidade, segura e compatível com os ambientes em que são utilizados.
Conforme descrito na Resolução da Assembléia Mundial da Saúde WHA60.29, a OMS, Departamento de Tecnologias Essenciais de Saúde (EHT), Diagnóstico por Imagens e Dispositivos médicos (DIM) visa assegurar a melhoria do acesso a qualidade e uso apropriado e seguro dos dispositivos médicos, de acordo com reforma dos cuidados primários à saúde.

Os dispositivos médicos e soluções e-health têm o potencial de melhorar a vida. No entanto, muitas pessoas em todo o mundo sofrem porque não têm acesso às tecnologias de saúde adequadas. Esta chamada destaca a importância destas tecnologias inovadoras de melhores resultados de saúde e da qualidade de vida.  OMS tem como objetivo sensibilizar para a necessidade urgente de soluções e-health apropriadas.

A série “Compêndio” foi iniciada para incentivar um diálogo entre as partes interessadas e estimular ainda mais o desenvolvimento e difusão de tecnologia. A publicação anual serve como uma plataforma neutra para introduzir tecnologias de saúde que têm o potencial de melhorar os resultados de saúde ou para oferecer uma solução para uma necessidade médica não atendida. A série se concentra especificamente no Compêndio apresentando dispositivos médicos inovadores e soluções e-health que ainda não estão amplamente disponíveis em regiões com poucos recursos. Ele é projetado para ajudar os países em desenvolvimento a tomar consciência de tecnologias de saúde adequadas em prol do meio ambiente.

Você tem uma solução nova tecnologia para um problema de saúde bem conhecido?

Você tem uma solução tecnológica para um problema de saúde ainda não abordado?

Mais informações.  [Em inglês].

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595