Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS no Brasil participa de Seminário para o lançamento do projeto de Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência

Durante o Seminário intitulado “PARA ELAS. Por elas, por eles... Por nós”, realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Campus da UFMG, foi lançado o Projeto de Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência. A Consultora Nacional em Saúde da Mulher, Maria Helena Bastos, participou da cerimônia de abertura apresentando o tema “Violência Contra a Mulher na América Latina e Caribe”.

De âmbito nacional, o Projeto de Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência é financiado pelo Ministério da Saúde e será executado por equipe da UFMG e seus parceiros de vários setores, Estado, Municípios e sociedade civil. O objetivo do projeto é refinar o trabalho que já vem sendo prestado às mulheres em situação de violência no que se refere à qualidade e humanização. Com isso, pretende-se ampliar o alcance das políticas de saúde e atender às necessidades de expansão e sensibilização do Sistema Único de Saúde, em todo o país.

Entre as ações previstas no projeto estão: 1) capacitar 1.250 profissionais de saúde, sendo 50 em cada UF para as linhas de atenção à saúde para mulheres em situação de violência; 2) capacitar 60 profissionais multiplicadores com a finalidade de serem instrutores de novas turmas em seus estados de origem; 3) capacitar 10 equipes multiprofissionais integrando ensino/assistência em 10 regiões de campo e floresta de localidades que contemplem as ações do Governo Federal quanto ao tema; 4) realização de inquérito nacional para mapeamento de instituições que prestem atendimento às mulheres em situação de violência, visando conhecer seus objetivos, modos de funcionamento e abrangência nas regiões de saúde; 5) realização de 5 seminários macrorregionais para gestores e gerentes da Rede Nacional de Atenção Integral para Mulheres em situação de violência e 6) elaboração de material educativo/informativo relacionado às temáticas da violência doméstica cometida contra as mulheres, com impressão de 120 mil exemplares para distribuição nacional.
 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595