Boletins Panaftosa

Home Banco de Notícias


OPAS/OMS no Brasil participa de Seminário para o lançamento do projeto de Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência

Imprimir E-mail

Durante o Seminário intitulado “PARA ELAS. Por elas, por eles... Por nós”, realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Campus da UFMG, foi lançado o Projeto de Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência. A Consultora Nacional em Saúde da Mulher, Maria Helena Bastos, participou da cerimônia de abertura apresentando o tema “Violência Contra a Mulher na América Latina e Caribe”.

De âmbito nacional, o Projeto de Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência é financiado pelo Ministério da Saúde e será executado por equipe da UFMG e seus parceiros de vários setores, Estado, Municípios e sociedade civil. O objetivo do projeto é refinar o trabalho que já vem sendo prestado às mulheres em situação de violência no que se refere à qualidade e humanização. Com isso, pretende-se ampliar o alcance das políticas de saúde e atender às necessidades de expansão e sensibilização do Sistema Único de Saúde, em todo o país.

Entre as ações previstas no projeto estão: 1) capacitar 1.250 profissionais de saúde, sendo 50 em cada UF para as linhas de atenção à saúde para mulheres em situação de violência; 2) capacitar 60 profissionais multiplicadores com a finalidade de serem instrutores de novas turmas em seus estados de origem; 3) capacitar 10 equipes multiprofissionais integrando ensino/assistência em 10 regiões de campo e floresta de localidades que contemplem as ações do Governo Federal quanto ao tema; 4) realização de inquérito nacional para mapeamento de instituições que prestem atendimento às mulheres em situação de violência, visando conhecer seus objetivos, modos de funcionamento e abrangência nas regiões de saúde; 5) realização de 5 seminários macrorregionais para gestores e gerentes da Rede Nacional de Atenção Integral para Mulheres em situação de violência e 6) elaboração de material educativo/informativo relacionado às temáticas da violência doméstica cometida contra as mulheres, com impressão de 120 mil exemplares para distribuição nacional.
 

Última atualização em Qui, 14 de Março de 2013 09:41
 

Banco de notícias

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595