Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Dia Mundial da Tuberculose

A OMS estima que existam no mundo 8,7 milhões de casos novos de Tuberculose e 1,4 milhões de mortes por ano por TB. Na região das Américas seriam 268 mil casos e 30 mil mortes. No continente, o Brasil é o único país com alta carga da doença e juntamente com outros 21 países concentram 80% de todos os casos do mundo.

A OPAS/OMS no Brasil participou do evento, ocorrido no dia 25 de março de 2013, em comemoração ao Dia Mundial da Tuberculose. Na ocasião, dr Joaquín Molina, congratulou o país pelos avanços ocorridos nos últimos anos, e ressaltou a necessidade de enfrentar os determinantes sociais relacionados à doença, bem como o avanço global da resistência aos medicamentos antiTB.   

O Secretário de Vigilância em Saúde, dr Jarbas Barbosa, saudou e agradeceu a todos os parceiros presentes pelo apoio no controle da doença. A OPAS/OMS no Brasil, por meio dos Termos de Cooperação Técnica, tem atuado em diferentes atividades, com destaque para o apoio técnico nas atividades colaborativas TB –HIV, vigilância da resistência aos medicamentos, populações vulneráveis e aquisição de medicamentos de 1ª e 2ª linha utilizados no tratamento dos casos de tuberculose sensíveis quanto nos casos extensivamente resistentes.

 

Acesse o link para saber a situação epidemiológica do Brasil 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595