Skip to content

Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde disponibiliza estudos

Imprimir E-mail

A Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS), lançada em 2008, configura-se como uma rede de centros colaboradores e instituições de ensino e pesquisa que buscam promover e difundir a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Brasil e no âmbito internacional. A Rebrats estabelece a ponte entre pesquisa, política e gestão, fornecendo subsídios para decisões de incorporação, monitoramento e abandono de tecnologias no contexto de suas utilizações nos sistemas de saúde. Todas as informações sobre a rede podem ser acessadas através do endereço: http://200.214.130.94/rebrats/

Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) é um processo de investigação das consequências clínicas, econômicas e sociais da utilização das tecnologias em saúde.  Entendem-se como tecnologias em saúde: medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de informação e de suporte e os programas e protocolos assistenciais, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população.

O Sistema de Informação da REBRATS (SISREBRATS), disponível via web (www.saude.gov.br/rebrats) é uma ferramenta que viabiliza a interação entre os membros da Rebrats e a sociedade para divulgação de estudos e de disseminação do conhecimento em ATS. Abriga em seu banco de dados mais de 200 estudos, de livre acesso para a sociedade e para os gestores.

É possível encontrar estudos que abrangem diferentes especialidades da saúde oferecendo à sociedade evidências a respeito de diversas tecnologias de interesse para o sistema de saúde brasileiro. Pode-se encontrar projetos (estudos em desenvolvimento) bem como trabalhos finalizados (estudos concluídos) na área de ATS, descritos como: Revisões sistemáticas; Avaliações econômicas; Gestão de tecnologias em saúde; Pareceres técnico‐científicos e outros estudos em ATS.

Todos os estudos disponíveis na base de dados do SisRebrats estão completamente descritos e relatados em português. Trata-se da primeira e única base de busca de estudos em ATS totalmente projetado para a nossa língua. Facilita-se, assim, o acesso aos diversos setores da sociedade, abordando desde o pesquisador no processo de revisão bibliográfica, os gestores públicos e privados que necessitam embasar de forma técnico-científica, a tomada de decisão sobre a gerência de tecnologias do sistema de saúde até o usuário final que busca legitimidade sobre tratamentos e benefícios no uso das diversas tecnologias em saúde disponíveis no mercado.

Além disso, os estudos concluídos são avaliados por consultores Ad Hoc, resultando um texto consolidado denominado “Comentário Rebrats”. Este expressa de forma clara e sucinta a qualidade do estudo, a aplicabilidade da tecnologia no sistema de saúde e possibilidades de futuros estudos.
Através dele, a equipe de edição da Rebrats expressa seu posicionamento em relação à aplicabilidade dos resultados do estudo em questão para a prática dos gestores em saúde, buscando contextualizar o estudo à realidade do sistema de saúde brasileiro.

O site da REBRATS ainda permite o acesso às diretrizes metodológicas para análise e elaboração de Avaliação de Tecnologias em Saúde, Avaliações Econômicas, entre outras. O objetivo dessas diretrizes é contribuir para a padronização das avaliações realizadas tanto por pesquisadores externos quanto pelos próprios técnicos do Ministério, permitindo uma maior transparência dos estudos a serem apresentados e a possibilidade de sua revisão e reprodução.

No site, também, é possível acessar o Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologias em Saúde (BRATS) e outras publicações importantes relacionadas com a avaliação de tecnologias em saúde.
 

Última atualização em Seg, 01 de Abril de 2013 15:04

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595