Skip to content

Unidade Técnica Gestão do Conhecimento e Comunicação

 

Brasil e Qatar tornam-se membros da International Agency for Research on Cancer

No dia de 16 de maio 2013, Brasil e Qatar tornaram-se membros da International Agency for Research on Cancer (IARC), agência da Organização Mundial da Saúde com sede em Lyon (França). O Globocan (Cancer Incidence and Mortality Worldwide) do ano 2008 coloca o câncer como terceira causa de morte no Qatar e no Brasil sendo a segunda. No Brasil os casos de câncer vão crescer em 75% nos próximos 20 anos. Este aumento só em parte é devido ao envelhecimento da população. Enquanto no norte do país há alta incidência de câncer relacionados com infecções (p.ex câncer do colo do útero pelo papiloma vírus), nos estados do sul e sudeste o aumento de incidência parece mais devido à mudança de estilos de vida e elevados padrões de desenvolvimento (p.ex câncer do pulmão, relacionado ao tabaco e a polução industrial do ar e o câncer da mama, relacionado com doenças crônicas metabólicas).

Para o Brasil, a colaboração com o IARC reforçará os vários projetos em desenvolvimento de notificação dos casos de câncer, levantamentos epidemiológicos, revisão e atualização das recomendações de rastreamento e pesquisa.

Neste sentido, as diretrizes brasileiras para rastreamento do câncer do colo do útero e da mama que são importantes objetivos da Politica Nacional de Atenção Oncológica, beneficiarão da grande experiência a nível mundial do IARC.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595